quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Estudando, estudando e estudando


Buenas, gurizada! Chegando e trazendo material novo, estudos que andei fazendo nos últimos dias dando continuidade aos meus exercícios de escultura digital. Decidi pesquisar no material que encontrei pela internet, aquele que a gente guarda para olhar em algum momento e acaba NUNCA abrindo. Sim, eu sei que você também tem, portanto não se envergonhe, você não está sozinho.

Então, como as imagens não surgem simplesmente no papel por encanto e o conhecimento não entra em nossas cabeças como na Matrix, tenho estudado, pesquisado e treinado por horas e horas. Acima está o WIP dos últimos dias. Começou com a ideia de ser uma cabeça mais cartoon como as mulheres do artista dos comics J. Scott Campbell (criador das Danger Girls) e com muita influência do game Bioshock Infinite, mas acabou saindo mais "realista" do que o previsto, no fim. Mesmo assim curti o resultado, foi o rosto feminino mais bem acabado que fiz até o momento e estou muito contente com o resultado.

E para fugir um pouco disto tudo, acabei fazendo um sketch por diversão de uma garota fumando. Curioso é que este está bem na linha do que eu queria chegar na imagem em 3D, algo mais retrô, com um ar de pin-up, porém com um ar mais inteligente e decidido, mas ainda não tenho capacidade para tal.

E para finalizar, um videozinho com o turntable desta cabeça, espero que curtam o resultado, e se tiverem críticas e comentários, podem mandar e-mails ou deixar comentários. Hasta luego, indiada!!


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

3D Character Art for Games - by Hai Kai


Buenas, gurizada! Vez ou outra acabamos nos deparando com algum material muito bom na web, e hoje tive a sorte de encontrar esta jóia rara. Trata-se de um video do artista Hai Kai, veterano com mais de 9 anos de experiência em 3D Character Art, ou seja, basicamente modelagem de personagens para games.

Diferente da animação, na modelagem para games devemos economizar ao máximo a quantidade de polígonos para que o game possa rodar redondinho sem fritar as placas de video dos nossos PCs ou transformar nossos consoles em aquecedores para o inverno, e sem lag (aquelas famosas travadas que ocorrem nos games quando tem muitos detalhes pulando na tela) devido à enorme quantidade de elementos para ficar processando em tela.

Neste video com mais de 1h:30 de duração, o artista explica detalhadamente seu workflow e as ferramentas básicas que ele utiliza nas diferentes etapas de desenvolvimento em real-time, nada daqueles videos acelerados de 10 horas em 5 minutos com uma música porrada rolando. Porém, se você não tiver uma compreensão razoável de inglês, terá que se contentar em ver as figurinhas.

Este video é free para assistir no youtube, porém as duas etapas finais são pagas, mas o preço também não é nada exorbitante, e só a primeira etapa já tem muito material para estudar. E caso queira conferir mais do trabalho do artista, segue abaixo os links. Hasta luego, indiada!!

Site oficial:
http://haikai.net/

Galeria no CG Hub:
http://haikai.cghub.com/

Canal no Youtube:
http://www.youtube.com/user/haikaiYT?feature=watch

Demo Reel do game Rift:
 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Demônios, postits e muitos links


  Buenas, gurizada! Trazendo hoje uma série de estudos que fiz nos últimos dias. Todos eles foram feitos nos meus intervalos no trabalho, e caso você pense que sou um vagabundo que só enrola, lhe informo que pensar isto é um equívoco... bom, não de todo.

  Se trata de aproveitar melhor o tempo. Não tenho feito muitos trabalhos altamente acabados ultimamente, pois o tempo é curto, portanto a estratégia é: aproveitar o intervalo do almoço, e em alguns momentos de espera rabiscar ideias em papéis, e no caso destes, em postits. Tem funcionado muito bem!

  A cabeça de demônio do início deste post era originalmente um zumbi, mas como eu estava achando um exercício chato, chutei o balde e resolvi fazer um demônio para o tema From Hell da página Desenho por Dia. Estava com muita vontade de fazer algo do gênero no ZBrush ultimamente após prestar muita atenção nas palavras do escultor cearense Alex Oliver no podcast da galera do NimboCG e após ver um video do Rafael Grassetti esculpindo um orc fantástico, portanto recomendo a vocês conferirem os 2 links no final do post, e bueno, espero que curtam os estudos. Hasta luego, indiada!!

Podcast com Alex Oliver:
http://www.nimbocg.com.br/nimboteco-20-alex-oliver/


Video de Rafael Grassetti modelando um orc: