terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Adeus 2013...


Buenas, gurizada!! 2013 nas últimas horas, todos se preparando para festejar com a família, amigos, pensando nas coisas feitas ou que deixaram de fazer nestes 365 dias e 6 horas e para a chegada de 2014, e eu não sou excessão.

2013 foi um ano muito bom, o melhor. Muitas coisas aconteceram que me fizeram tomar uma decisão para 2014 que a tempos passava pela minha cabeça. Ano que vem irei trabalhar como freelancer. Nunca antes havia me sentido confiante ou maduro o suficiente para tal, mas hoje é diferente. Tenho trabalhos que não estou dando conta devido ao meu atual emprego, que também lida com arte, mas nem de perto da maneira que gostaria, portanto tomei a decisão de largá-lo de vez para poder trabalhar com o que eu quero. Tenho clientes e trabalhos a entregar, todos na área dos games e quadrinhos, muita coisa para mostrar, e assim que liberarem, estarei postando por aqui.

Estou fazendo meus melhores trabalhos e a cada dia eu vejo a evolução. Ultimamente tenho revisto meus desenhos de 10, 11 anos atrás, feitos à lápis e de quando estava começando a colorir no photoshop ainda sem tablet, usando o mouse do velho E-Mac da Estúdio Propaganda e sinto que hoje voltei a me divertir como antigamente. Não fazendo os desenhos apenas para conseguir comprar comida e pagar o aluguel, mas por estar sendo prazeroso, por vezes estressante, mas ainda assim prazeroso de trabalhar.

Estou ansioso para que 2014 comece para que eu possa estreiar o estúdio que estou montando aqui em casa com minha namorada. Ansioso para trabalhar nos projetos que estou envolvido, pegar novos desafios e dar Start nos meus projetos pessoais, ansioso como uma criança esperando o Natal!

Ansioso, mas tranquilo. Estou tranquilo porque tenho o apoio da minha namorada que me diz que devo seguir em frente. Estou tranquilo porque ao contar a novidade ao meu pai por telefone, suas palavras foram de apoio, me dizendo que esta era a decisão certa a ser tomada. Estou tranquilo porque todos os meus amigos estão torcendo para que dê certo. Estou tranquilo porque a dona Maria, minha mãe está ajeitando o caminho para seu filho "orgulhoso e esquentado" de algum lugar lá de cima! E se você está lendo este texto até agora, obrigado também! Você tem uma paciência incrível!

Que venha 2014 e que seja um ano excelente para todos nós!
Hasta 2014, indiada!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto financiado pelo Kickstarter que será lançado no 2º semestre de 2014
Concept art, ilustrações e animações 2D, e a arte dos comics;


 

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desenhos dos 17 aos 20 e poucos anos
Alguns dos esboços que encontrei na web do que eu rabiscava em um quartinho na casa dos meus pais (incluindo as paredes), ou depois quando já morava por conta. Lápis, lápis de cor e os primeiros estudos de cores digitais, sempre curto rever estes desenhos.

 Não, não é uma página de quadrinhos, e sim vários quadros antigos soltos que juntei em uma mesma imagem. Na época eu queria desenhar quadrinhos. Pouco antes de largar tudo e ir embora de Bagé tentar a vida como desenhista em Florianópolis.


 Aqui meus antigos estudos de anões. Sempre curti o "tipinho" esquentado e beberrão deles (identificação total), e na época eu me preocupava muito em desenhar a anatomia corretamente por qualquer ângulo. Afinal, eu queria fazer quadrinhos, e nos quadrinhos a pessoa tem que saber desenhar de qualquer posição.


 Estes são da época em que minhas maiores referências eram os trabalhos do artista espanhol Luis Royo. Me chamava a atenção as figuras femininas e o tratamento realista que ele dava às imagens, e eu tentava fazer algo similar com o lápis de cor, e aos poucos fui tentando tirar as linhas de contorno dos meus desenhos. Na imagem da elfa, eu usei uma foto de referência de uma Playboy da época. Já os anteriores, como podem ver pelo número de erros, foram feitos de cabeça.



 Sketches de elfos, trolls, dragões e demais seres fantásticos sempre estiveram presentes. Na época eu não sabia que existia algo chamado "concept art", mas já gostava de brincar disso.



 Último ano do colégio, fã de X-Men, games e descobrindo os lápis de cor. Eu havia comprado uma caixa de lápis aquareláveis da Faber Castell e estava tentando imitar as cores digitais que haviam ha HQ Fathom. As cores daquela revista fizeram querer aprender a trabalhar com cores. Aliás, sempre recordo de quando estava no colégio e um amigo, Fabiano Freitas Pinto olhou meus desenhos e disse: Charles, já reparou que tu desenha bem, mas que pinta mal?! É o tipo de coisa um amigo de verdade teria coragem pra falar, e aquilo foi um marco. Obrigado, Fabiano!



E pra fechar, esboços de caderno ou no intervalo das aulas (tipo, enquanto o professor passava a matéria). Os melhores momentos para desenhar.

Nenhum comentário: