segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estudando o ZBrush
















Buenas, gurizada. Fazem poucos minutos que fiz o post anterior, mas me dei conta que o blog estava tão empoeirado que nem tinha feito um post mostrando meus exercícios de ZBrush, então aqui estão eles.

Para quem não conhece, o ZBrush é uma ferramenta 3D que é bem diferente das outras. É como se você tivesse argila, massa de modelar virtual, onde você puxa, empurra, amassa, achata, faz buracos na massa até transformar no que você deseja. Ela é excelente e muito prática pra quem quer criar concepts em 3D, pois além de ser razoavelmente fácil de usar, comparado aos outros programas, ela te permite pintar diretamente na figura.

O ZBrush não te permite fazer animação, no entando você pode criar uma pose puxando e ajustando a figura após pronto, e também há a possibilidade de fazer integração dele com outros programas 3D, como o Maya, 3DS Max, e lá fazer uma adaptação que permite criar uma nova malha mais simplificada que pode ser animada, porém eu ainda não sei como funciona este processo ao certo. Já vi em alguns videos, mas só após "botar a mão na massa" é que vou poder entender como funciona para não falar besteiras, mas sei que é um processo muito usado nos games e cinema.

Estes foram alguns dos exercícios que fiz em casa durante o curto período em que tive aulas de ZBrush. Foram exercícios para entender o funcionamento do programa, testar suas possibilidades, realmente. As aulas foram ministradas por Gerson Klein, que atualmente trabalha na Ubisoft de Porto Alegre e dá aula no curso de games da FEEVALE aqui em Novo Hamburgo. Juntamente com o conteúdo que ele passava em aula, eu estudava pelo livro Arte Digital com ZBrush, de Eric Keller. É um bom livro, que passa muito bem como o programa funciona. Esta semana (espero) está chegando minha edição do livro ZBrush Digital Sculpting Human Anatomy, de Scott Spencer, um excelente livro de anatomia humana no mundo digital, que é válido tanto para usuários de outros programas 3D quanto para desenhistas que trabalham a mão livre.

Espero que curtam o resultado, as imagens estão realmente simples por serem estudos e pelo fato da minha máquina estar começando a gritar quando abuso da memória dela. Mais alguns gigas de memória se fazem necessário, mas em breve dou um jeito nisso. Antes tenho que pagar os livros que comprei, haha.

Espero que curtam o resultado, dicas, críticas e sugestões são muito bem-vindos.
Hasta luego, indiada!!

3 comentários:

Licínio Souza disse...

os ótimos resultados iniciais mostram quão grande é seu talento e a disposição para aprender.

Parabéns!

Licínio Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Licínio Souza disse...

ei! voce sabe "abrir buracos" numa malha do ZB? Tipo, criar uma placa fina, com um circulo redondo no meio dela? =)

foi peskisando esta dúvida q acabei encontrando seu blog. Abç ae