terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Global Game Jam 2013

Photoshop e after effects

Buenas, gurizada. Ok, sumir virou rotina, mas vez por outra dou as caras buscando mostrar alguma coisa interessante, e hoje trago para vocês imagens da Global Gam Jam 2013.

Para quem não sabe do que se trata, a GGJ é um evento que começou em 2009 com o seguinte desafio: a partir de um tema elaborado pelos organizadores, equipes ao redor do mundo tem 48 horas para criar seus jogos, e para que ninguém tenha vantagens, ele é dado simultaneamente ao redor do globo.

Não há colocações, o que vale é o desafio de fazer um game completo ou o mais próximo disto tendo o relógio como principal adversário. Bugs, cansaço e privação de sono são só alguns dos obstáculos que os jammers enfrentam, e para ajudar nesta árdua tarefa, a maioria adota uma dieta a base de café, energético e pizza. Na sede de Curitiba (PUC/PR, onde participei), a galera costuma empilhar as caixas das pizzas comidas buscando fazer com que elas encostem no teto. Ah, e a cada ano a pilha tem que ser maior que a do ano anterior.

Profissionais, estudantes ou pessoas que simplesmente gostam de jogos, todos são bem-vindos ao evento, que ocorre sempre no último final de semana de janeiro. Você pode organizar a sua equipe ou encontrar uma na hora em alguma sede do evento, que já ocorre em várias cidades brasileiras. Aliás, não precisa nem sair de casa, pode juntar os amigos e fazer o game no conforto da sua casa, mas convenhamos que não tem a mesma energia. A GGJ é uma experiência única, pois você vive todos os processos da produção de um game completo, do conceito inicial ao produto rodando na plataforma em apenas 2 dias, e isto pode inclusive virar um belo item de portfolio para você.

Os sprites acima são do projeto Heart Attacks - Clash of the Junkie Food, produzido pela nossa equipe. Trata-se de um beat'em up, aqueles jogos clássicos de briga de rua como Final Fight e Streets of Rage. Como o tema este ano era o som das batidas do coração, decidimos fazer um game onde o coração, cansado do domínio dos clãs de junkie food se revolta e sai distribuindo porrada gratuitamente em hamburgueres e outras comidas gordurosas (que acabaram não sendo feitas, sorry). O game não foi concluído, pois só havia eu na arte, e só no final tive a ajuda da menina Fernanda Trindade, que estava na arte de um outro game, mas conseguimos concluir uma demo bem divertida............ cheia de bugs, mas divertida.

A programação foi feita em Construct por Zózimo Neto, que também foi o GD (game designer) juntamente com Rafael Lagos, que foi GD e programador em um outro projeto. Tivemos ainda a ajuda com as trilhas sonoras de Juliano "Panthro" Fernandes e também de Henrique Hamilko, sem esquecer da grande ajuda na programação de Artur de França Mittelbach e de Anderson Vermonde Hamilko. Além desses, nossa equipe ainda contou com Victor Kai (arte), Natália Grey (game-design e level design) e Thiago Tozzi (programação), que  estavam trabalhando em um outro projeto da equipe, o Mad Hatter of Hearts. Victor Kai produziu TODA a arte do game em uma única noite. O cara é um monstro (malditos orientais), Natália fez sua estréia como GD e Thiago Tozzi não parou até terminar de programar. Caso tenha esquecido de alguém, por favor, me enviem um e-mail informando, não conhecia toda a galera que participou e meus parabéns para o pessoal que organizou o evento na sede de Curitiba. Além do mais, foi um prazer rever ex-colegas de trabalho, grandes amigos com muitas histórias pra contar.

Para quem quiser conferir a demo Heart Attacks, abaixo está o link para download, e confiram também os games feitos por outras equipes, há muita coisa divertida e é totalmente grátis. Prestigie, quem sabe ano que vem seja um game seu!
Hasta luego, indiada!!

HEART ATTACKS - DOWNLOAD
http://globalgamejam.org/2013/heart-attacks-clash-junk-food

SITE E BASTIDORES DA GGJ2013 EM CURITIBA
http://www.ggjcwb.com/


Bugs bizarros




BASTIDORES:

2 comentários:

Thiago T. disse...

Muito bacana o post ... xD foi bem divertido

BBBrosnan disse...

O principal é um coração e o outro me pareceu um sol, e por causa disso quase me pareceu um advergame de danoninho, rsrs.