quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Estudando sombras





Hello, pessoas. Aqui estou eu novamente para lhes falar da minha maior deficiência: as sombras em estilo de comics.

Esta sempre foi a minha maior deficiência, e tenho estudado muito ultimamente para começar a fazer algo com qualidade. Antigamente eu começava a fazer algumas hachuras, e elas pediam outras, que pediam outras, que por sua vez pediam mais outras e outras e outras. Quando eu dava por mim, meu desenho estava transformado em uma sucessão de riscos cruzados que até ficavam legais, mas completamente inviáveis para fazer em quadrinhos comerciais.

Tenho estudado muitos desenhos finalizados do Bryan Hitch, Mike Deodato entre outros mestres do sombreamento, bem como seus traços à lápis, e isso tem me ajudado muito.
Também tenho estudado imagens de um autor da velha escola dos quadrinhos chamado Burne Hoghart. O cara é realmente um mestre no uso do nanquim e recomendo a todos pesquisarem seus trabalhos. Ele tem livros sobre vários temas, como desenho da cabeça humana, mãos, anatomia para o movimento, sombreamento. Todos tem apenas o necessário de texto, pois as imagens falam por si só.

Sobre este anão, bem, ele não é do tipo que vocês vêem por aí. Sei que está na moda aqueles anões que mais parecem pequenos tanques de batalha com braços e pernas, mas sempre gostei de fazer os meus anões desta forma, mais humanizados. Aliás, eu preferia os anões que eu fazia a uns 2 ou 3 anos atrás que tinham as pernas mais curtinhas ainda. Uma hora eu posto aqui algo desses antigos esboços. Já adaptei tanto este pros dias de hoje que pretendo voltar ao que fazia antigamente.

As vezes a gente deixa de fazer as coisas como gosta pra deixar o traço na moda e não se dá conta de que assim vai ser apenas mais um na multidão que faz exatamente a mesma coisa que todo mundo.

Como não tenho espaço físico, tempo e material, mas preciso estudar, ele foi finalizado com o photoshop. Eu uso uma tablet Wacom Graphire 4, que mede 5x4 polegadas. É excelente para o trabalho e todos que usam, recomendam.

2 comentários:

Gabriela Dreher disse...

Tá bom, tá bom... vou aceitar como dívida paga porque tu colocou as referências e será mto bom pra eu estudar tb. Mas num tá finalizado e cheio de efeitos.. huahuahua

Eu seeeeeeeeeempre coloco defeito né Charles? rsrs
Mas não faço igual. Bato palmas, sou fã! Parabéns!!!

Tb prefiro os anões com pernas mais curtinhas, mas a anatomia tá mto legal e o sombreado principalmente tb.

Bjks.

Mas que guri estudioso!!!

Gabriela Dreher disse...

Opaaaa!!! Agora sim! Eu sei que meus amigos são foda! Mas que são exibidos assim não são todos.. huahuahua Parabéns, merece um passeio para a Candy Montain! xD