quinta-feira, 5 de setembro de 2013

3D Character Art for Games - by Hai Kai


Buenas, gurizada! Vez ou outra acabamos nos deparando com algum material muito bom na web, e hoje tive a sorte de encontrar esta jóia rara. Trata-se de um video do artista Hai Kai, veterano com mais de 9 anos de experiência em 3D Character Art, ou seja, basicamente modelagem de personagens para games.

Diferente da animação, na modelagem para games devemos economizar ao máximo a quantidade de polígonos para que o game possa rodar redondinho sem fritar as placas de video dos nossos PCs ou transformar nossos consoles em aquecedores para o inverno, e sem lag (aquelas famosas travadas que ocorrem nos games quando tem muitos detalhes pulando na tela) devido à enorme quantidade de elementos para ficar processando em tela.

Neste video com mais de 1h:30 de duração, o artista explica detalhadamente seu workflow e as ferramentas básicas que ele utiliza nas diferentes etapas de desenvolvimento em real-time, nada daqueles videos acelerados de 10 horas em 5 minutos com uma música porrada rolando. Porém, se você não tiver uma compreensão razoável de inglês, terá que se contentar em ver as figurinhas.

Este video é free para assistir no youtube, porém as duas etapas finais são pagas, mas o preço também não é nada exorbitante, e só a primeira etapa já tem muito material para estudar. E caso queira conferir mais do trabalho do artista, segue abaixo os links. Hasta luego, indiada!!

Site oficial:
http://haikai.net/

Galeria no CG Hub:
http://haikai.cghub.com/

Canal no Youtube:
http://www.youtube.com/user/haikaiYT?feature=watch

Demo Reel do game Rift:
 

Nenhum comentário: