Para quem não sabe, desde 2009, equipes são formadas ao redor do mundo para participar desta "gincana". Elas recebem o tema e tem aproximadamente 48 horas para desenvolver o projeto, desde seu concept inicial até o produto final......... ou o mais perto disso que conseguirem.
É interessante ver como é possível em tão pouco tempo conseguir fazer alguma coisa boa, e muitos games criados são realmente divertidos e bonitos. No entanto, uma empreitada destas é muito cansativa, os participantes abdicam do sono e vivem de pizza com coca-cola por 2 dias para conseguir cumprir suas metas, surgem imprevistos que queimam os neurônios dos participantes, o cansaço físico e sono vão fazendo com que tudo pareça mais difícil. Mas apesar de tudo, o evento é extremamente gratificante. Passar por todas as etapas da produção de um game, do brainstorm e concepts iniciais até o produto final em um período tão curto faz com que você tenha uma visão melhor de tudo que envolve este processo, além de começar a agir mais por instinto, já que cada minuto enrolado é tempo precioso que você perde para a entrega. Além disso se dá muita risada com os amigos.
O tema desta ano foi na verdade uma imagem, o Ouroboros, que é um símbolo antigo que mostra uma cobra ou dragão em círculo mordendo o próprio rabo. Este símbolo está aberto a interpretações, mas basicamente ele representa os ciclos, a renovação, as coisas que começam, terminam e recomeçam, vida e morte, um conceito um pouco parecido com o da fênix.
Nossa equipe decidiu por fazer um game com o ciclo da borboleta, pois ela passa por todo este processo, começando como ovo, de onde sai a larva, que vai para a pupa para enfim virar uma borboleta. Nosso game ficou bastante bonito e a música ficou excelente, mas infelizmente por problemas com a engine não conseguimos finalizar o projeto a tempo, e a única coisa que foi possível de para a entrega foi fazer com que a borboleta voasse pela tela pegando folhinhas e escapasse de alguns pequenos obstáculos.
As funções foram divididas basicamente da seguinte maneira:
Game-design:
Rafael Lagos (Colono) e Zózimo Neto;
Arte:
Charles Moreira - animação 2D, direção de animação e pós-tratamento;
David Raeder - modelagem e animação 3D;
Victor Saito Kai - direção de cenários, interface e desenvolvimento de itens de gameplay;
Programação:
Danny Caminati, Everton Patitucci, Thiago Moraes e Thiago Tozzi
Web:
Bruno Daniel
Trilha e efeitos sonoros:
Herlygenes Pinto
Caso você queira conferir o protótipo do game que era destinado para ipad e o video com o making of, seguem os links:
Download:
http://globalgamejam.org/2012/papillons
Making of:
http://vimeo.com/35876236
E pra finalizar, o video com as apresentações do Papillons e de outros projetos desenvolvidos pela galera:
No geral, aprendemos muita coisa naquele final de semana, afinal não se aprende tanto com os acertos quanto se aprende com os erros. E acreditem, nós erramos pra caramba. Mas uma coisa posso dizer: ano que vem eu vou participar de novo, pode acreditar!!
Deixo aqui meu muito obrigado a todos aqueles que estavam acompanhando o nosso trabalho pelo facebook e às pessoas que foram lá nos dar apoio e bolinhos. Não sei o que faria sem aquelas guloseimas que levaram no meio da tarde.
Espero que curtam. Hasta luego, indiada!!
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