sábado, 17 de março de 2012

Entrevista com Paulo Ítalo


Buenas, gurizada. Estou começando hoje algo que a muito tempo estava com vontade de fazer aqui no blog: entrevistas com artistas atuantes nos mais diversos mercados, seja quadrinhos, animação, publicidade, games ou o que quer que seja.

A ideia principal destas matérias é apresentar as diversas áreas onde um desenhista pode atuar, buscando tirar algumas dúvidas de quem está buscando uma vaga no mercado de trabalho e para aqueles que desenham por diversão que estão pensando em transformar este hobby em profissão.

Para estreiar esta nova fase do Diário de um Desenhista em Evolução, lhes apresento meu amigo Paulo Ítalo. Ilustrador, animador, quadrinista, concept artist, modelador, jogador de video-game, piadista de plantão e wikipedia ambulante do mundo dos games. Ele é uma das pessoas que podemos chamar de artista generalista, pois trabalha no papel, no digital e também em 3D, mostrando um trabalho de enorme qualidade em todas as etapas.

Fiquem com um pouco da experiência dele em 12 perguntas que vão desde seu início no mercado até os lugares por onde seu trabalho já o levou Brasil afora:



1 - Como surgiu seu interesse por ilustração e games?

Paulo Ítalo: Bem... Eu desenho desde que me entendo por gente, então não sei bem quando começou esse interesse. Mas com certeza foi reforçado por um tio meu que me ensinou  o conceito da animação com aqueles desenhinhos no canto da folha, sabe? Depois de ver a mágica acontecendo na sua frente não tem mais volta.
Tenho interesse por games desde a época do Atari 2600. Eu via meus tios jogando totalmente compenetrados e ao mesmo tempo se divertindo... Talvez daí tenha vindo a forma como eu encaro os games... Eu não só mato o tempo com games, eu procuro tempo para me dedicar aos jogos. É também uma forma de retribuir os desenvolvedores que se dedicaram na produção desses jogos.


2 - Você buscou uma colocação no mercado com ilustração ou foi algo que surgiu por acaso? Conte um pouco sobre como você conseguiu seu primeiro emprego na área.

Paulo Ítalo: Meu primeiro emprego na área foi como animador num curta-metragem sobre telensino. Eu procurava algo que estivesse ao meu alcance, primeiro tentei quadrinhos, mas logo apareceu essa oficina de animação e foi daí que eu comecei a fazer contatos até conseguir o primeiro trabalho.


3 - Como você começou a trabalhar com games, especificamente?

Paulo Ítalo: Meu primeiro emprego na área de games foi na Southlogic Studios. Um pouquinho longe de casa, pois sou de Fortaleza-CE e a SLS ficava em Porto Alegre-RS. Devido à indicação do mestre Robberto Fernandez fiz a entrevista, e como gostaram do portfólio que mostrei na época, que tinha muito pouca coisa de game, fui contratado.




4 - Você já rodou por vários estados com seu trabalho. Em que lugares você trabalhou, e como foi para você, que vem de um lugar tão quente como o Ceará passar pelo frio do Rio Grande do Sul?

Paulo Ítalo: Pois é... Sai do Ceará direto para o Rio Grando do Sul, bem no meio do ano. Foi uma quebra brusca na minha realidade, me senti um astronauta explorando um planeta do qual só ouvira relatos vagos. Tudo mudou na minha vida nessa época desde as roupas que eu usava até o modo como eu me relacionava com as pessoas. Por sorte eu tinha dois amigos e conterrâneos ao meu lado, Robberto Fernandez e Michelângelo Almeida. Acho que servíamos de pontos de referências uns para os outros, pra gente não perder a sanidade, hehehe. Exagerei, mas acho que foi algo mais ou menos assim.
Depois disso fomos para Florianópolis-SC, onde trabalhamos na Hoplon. Daí o ambiente já não era mais tão alienígena. Além disso pude finalmente trazer para perto de mim a minha esposa Giselle, a âncora definitiva da manutenção da sanidade e ponto de referência nos momentos de perdição.
Então fui para São Paulo-SP para trabalhar no estúdio de produção da Ubisoft Brasil até seu fechamento. Uma experiência única.
E agora estou de volta a Florianópolis-SC e de volta à companhia dos meus conterrâneos supracitados, Robberto Fernandez e Michelângelo Almeida.


5 - Além de games, com o que mais você trabalhou com sua arte?

Paulo Ítalo: Animação para publicidade e curta-metragens para festivais.






6 - Você carrega uma bagagem enorme de conhecimentos em modelagem e animação. Quando você começou a estudar 3D e como foi sua adaptação a este universo?

Paulo Ítalo: Comecei em 2001 quando, a convite do amigo Neil Armstrong Rezende, é sério, esse é o nome dele... Não, não é o astronauta... Ele me convidou para me juntar a um grupo chamado Lunart. Até ai eu só havia mexido com animação tradicional, no lápis e papel, nesse grupo foi que comecei minha vida digital. Valeu, Neil!!!
A transição foi tranquila, pois eu tinha conhecimentos de desenho técnico que adquiri ao cursar Edificações na antiga Escola Técnica Federal do Ceará. Então eu já tinha o costume de trabalhar a minha visão espacial.


7 - Vamos falar agora um pouco sobre concept art. Seu traço é bastante variado, mas qual o tema que você mais gosta de trabalhar e como é basicamente seu processo de criação?

Paulo Ítalo: Acho que é a área na qual mais gosto de trabalhar. Nunca fui muito de copiar desenhos para estudar, sempre fui mais de criar mesmo. Não que eu ache copiar errado, acho até que eu desenharia melhor hoje se eu tivesse copiado mais antes.
Para criar eu costumo ver muita referência, todos os dias, tanto imagens de outros desenhistas quanto fotos do mundo real. Tenho várias pastas de imagens salvas da internet e quando preciso criar algo vou buscando primeiro da minha memória, e já vou rabiscando algumas coisas, pois acho que não vou esquecer das melhores referências, e depois revisito as pastas de imagens, e vejo que esqueci de coisas muito boas, e continuo fazendo outros rabiscos e procurando boas silhuetas.
Ah sim! Os temas preferidos: steampunk, fantasia medieval e ficção científica espacial.


8 - Todo artista sempre olha o trabalho de outros artistas em busca de inspiração e referências, mas sempre tem aqueles que nos deixam de boca aberta. Cite APENAS 5 que te fazem dizer o teu famoso comentário: SENSACIONAAAAAL!!

Paulo Ítalo: Vou deixar de fora os óbvios, tipo Moebius, Da Vinci, Michelângelo, Al Rio, Alex Oliver, Hayao Miyazaki...
Pois bem, ai vão eles:

Jake Parker - é o artista me mais me fascina atualmente. SENSACIONAL!! O detalhamento e a sensação táctil que ele passa nos seus desenhos é algo que eu quero para a minha arte também.

Joe Madureira - ele tem algo muito muito forte, mas muito mesmo, nos seus desenhos. Suas silhuetas são como um soco no olho, seus traços cortam a carne. Ler um quadrinho dele é masoquismo, ao terminar parece que você foi espancado, mas quer mais e mais! Por isso que eu desenho, pra reagir!! Esse cara não pode ficar impune!!! Hehehe.

Tony DiTerlizzi - esse eu conheço desde a época do AD&D, as aquarelas dele são fascinantes. Seu trabalho em Spiderwick é de fazer sonhar acordado.

Akihiko Yoshida - de Final Fantasy Tactics, me faz suspirar ao ver seus desenhos.

Pascal Blanché - é como se fosse um Moebius 3d, o cara é um monstro.


9 - Acho que você trapaceou na última pergunta, mas OK, vamos adiante. Que músicas costumam tocar nos seus fones quando está trabalhando?

Paulo Ítalo: Squirrel Nut Zipper, The Pixies, Amy Whinehouse, Adelle, U2, Coldplay, The Strokes, Beirut, Pomplamoose, etc.






10 - Vejo muitas pessoas reclamarem do mercado de arte, citando falta de oportunidades, salários baixos, prazos apertados, calote, e muitas vezes falando que se pudessem começar de novo, não trabalhariam neste ramo. Como você vê isso?

Paulo Ítalo: Realmente esse tipo de coisa acontece muito. Considero-me um sortudo. Mas também me considero um cara que tem aprendido a trilhar o próprio caminho. Se eu não estiver profissionalmente satisfeito por algum motivo vou preparar um bom portfólio para conseguir outro trabalho. Não faz sentido ficar só reclamando, tem que haver ação também.


11 - Você trocaria de área (hehe)?? Por quê??

Paulo Ítalo: Atualmente tenho dado prioridade a alguns aspectos pessoais da minha vida, então eu trocaria de área dentro de um certo limite.


12 - O que você teria a falar às pessoas que tem interesse por arte?

Paulo Ítalo: Bem... Se o interesse for por arte contemporânea e essas coisas de exposições eu diria: "boa sorte!" Ou talvez até: "não, obrigado." Dependendo da situação.

Mas se o interesse é por esse tipo de arte comercial que eu faço, que eu até considero mais design do que "arte", e se o interesse é de trabalhar com isso, eu diria: "arrochem esse nó!"
E o que eu quero dizer com isso é: desenvolvam suas habilidades até o ponto onde ninguém possa negar que o que vocês fazem é arte, estejam preparados para enfrentar uma área instável e sejam pessoas agradáveis, vocês vão se beneficiar disso.


Te agradeço muito desde já, meu velho!! Tu és um baaaaita, mermo!!

Paulo Ítalo: Eu q'agradeço, Bagé!! Tu és um baita!
Galera, é isto. Espero que tenham gostado desta primeira entrevista, em breve pretendo fazer outras. Para quem quiser acompanhar o trabalho do Paulo Ítalo mais de perto, confiram seu blog: pauloitalo.blogspot.com.br.
E pra finalizar, mais alguns dos trabalhos desta fera. Hasta luego, indiada!!






2 comentários:

Gilberto Magno disse...

Grande Paulo! Sou um grande fan dos trabalhos dele. Tive a honra de trabalharmos juntos por duas vezes, e em cada uma delas aprendi bastante com o seu trabalho e com sua pessoa. Concordo plenamente contigo, Charles, quando diz que ele é um wikipedia ambulante de games heheh sua referencia mental é muito vasta, e isso aliado a seu talento o torna um artista SENSACIONAL! Parabéns aí ao blog pela excelente matéria e a esse grante artista mr Paulo Ítalo.

Gabriela Dreher disse...

O Charlinho já sabe, mas serve pro Paulo Ítalo com certeza. Sou fã dos meus colegas. Um prazer inenarrável trabalhar com vocês! Parabéns! Tomo emprestadas as palavras do Paludo. Paulo Ítalo teu trabalho é "muito maravilhoso"! ^^