quinta-feira, 18 de abril de 2013

WIP - Orcs of War 18/04/2013



Buenas gurizada!! Mais uma etapa neste desenho que parece que não chega nunca ao fim. As vezes ele fica um pouco cansativo, no entanto, cada vez que mexo um pouco mais nele fico mais contente com o resultado, mas sim, parece ainda estar longe de acabar.

Se vocês repararem, pus os comentários em inglês na imagem que mostra as diferenças entre as versões anteriores. O motivo é que estou aguardando os comentários e sugestões da galera no CG Society. Quem quiser conferir e mesmo comentar/criticar, o link para o post é este:
http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=31&t=1100638

Após dias fazendo outros estudos dos mais variados, voltei a este com mais confiança e fôlego renovado. Nada melhor do que ficar um tempo longe de uma imagem para voltar com outros olhos para ela. Reparem que trabalhei um pouco mais nos dentes, como comentado acima. Busquei deixá-los um pouco mais retos, usando como referência a arcada dentária de gorilas, e acho que o resultado está ficando um pouco mais interessante. Transformar o arqueiro em um shaman foi um grande acerto (valeu a dica, Victor Kai), e agora os orcs não tem mais pêlos no corpo, como bem lembrou o César Barbado. Agradeço também ao Fábio McBaltz por comentar sobre os braços e o warhammer do orc do meio, eu ainda irei trabalhar nisto. E valeu a todas as pessoas que vieram me procurar por skype, facebook, e-mail com sugestões e críticas. Vocês ajudaram bastante!!

Bueno, agora é hora de dormir e amanhã tentar trabalhar um pouco mais nesta ilustra.
Hasta luego, indiada!!

5 comentários:

Vaan disse...

Opa! blz, nossa curti muito seu orc, muito boa a pintura. Vc fez algum curso especifico de pintura, estudo de luz e sombra???
Tenho que melhorar minha pintura, estou até pensando em estudar pintura tradicional para ajudar

bom trabalho ae!

hqcharlie.blogspot.com disse...

Vaan, muito obrigado.
Eu não fiz um curso específico de pintura digital, mas estudo muito. Estes orcs andam meio parados, mas irei finalizá-los em algum momento. Eu vi que necessitava de um estudo forte de luz e sombra mais acadêmico e comecei a treinar com esta imagem. Veja o trabalho de bons artistas, descubra como eles trabalharam suas imagens, desconstrua a imagem parte por parte até descobrir como ele chegou ao resultado e tente fazer o mesmo ou similar. Um bom curso ajuda muito, mas tudo vai do quanto você se dedica a que está estudando. Youtube e blogs de artistas ajudam muito.

Vaan disse...

Opa, valeu pelas dicas.
Qual a sua opnião sobre o mercado para ilustração e desenho em geral? Depois de gastar 5 anos pulando de galho em galho em faculs esse ano decidi voltar a desenhar e estou meio que correndo atrás do tempo perdido rss, meu objetivo é aprender de verdade sobre essa arte facinante e futuramente conseguir alguns jobs. As vezes faço isso que vc disse, fico olhando videos de speed painting e pelo youtube achei esse site: http://www.ilustradicas.blogspot.com.br/p/livro-luz-e-sombra.html, são conceitos básicos de luz e sombra, achei interessante divulgar por aqui, vai que algué mais está com as mesmas dificulades que eu :D

hqcharlie.blogspot.com disse...

Então, Vaan. Eu não sou a pessoa mais indicada para falar exclusivamente sobre ilustração, uma vez que eu trabalho de maneira mais ampla. Faço ilustrações, animações, concepts de personagens e arte para web-games e mobiles. Eu não vivo como freelancer, apenas pego alguns em certos momentos, eu trabalho como funcionário em empresa. No meu caso, eu sou uma ferramenta da arte da empresa, que atende as necessidades do time para determinada tarefa, por vezes um video de divulgação, por vezes ilustrações de acordo com a linha que é pedida.

Muitos ilustradores acabam desenvolvendo um estilo próprio e são contratados devido ao seu traço, enquanto outros variam bastante tentando ser camaleões (meu caso). Eu recomendo é que tu vá desenhando, estudando muito as coisas que te interessam e vendo como tu podes encaixar este conhecimento no mercado. E sempre que encontrar algum artista que seja atuante no mercado e que tenha um trabalho na linha que tu curte, faça perguntas para ele, o pessoal costuma responder de boa. Aliás, qualquer coisa, é só perguntar!! Abração!!

hqcharlie.blogspot.com disse...

Ahh, mas se a sua pergunta é se é um mercado que vale a pena, bem, eu não me arrependo um único dia por ter escolhido este caminho e não me vejo fazendo outra coisa. E sim, é possível sustentar a si, a sua família e ainda ter algum conforto, tudo depende de o quão bom você for.