sábado, 14 de abril de 2012

Então você quer ser desenhista? Tem ideia de por onde começar?


Buenas, gurizada. Atendendo a sugestões de amigos que deram a ideia de fazer outras coisas além das entrevistas, resolvi intercalar os posts, trazendo em uma sexta entrevistas com convidados, e na outra alguma matéria sobre a área de ilustração profissional.

Para começar, resolvi falar um pouco sobre as diferentes áreas onde um desenhista pode atuar. Sim, "áreas", acredite em mim, não é apenas de histórias em quadrinhos para as editoras americanas que um desenhista pode viver, embora esta com certeza seja a mais conhecida de quem está começando a rabiscar, mas entenda que ela não é a única. Além desta, podemos citar como exemplos animação, ilustração editorial, concepts, design, publicidade, games, web, modelagem 3D, e muitas outras que não recordo no momento.
 Mesmo nos quadrinhos existem outros ramos além dos super-bombados de colans coloridos, então vamos dar uma olhada geral no mercado de trabalho:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1 - Publicidade: provavelmente a área mais comum para um ilustrador começar sua carreira devido à grande quantidade de agências espalhadas Brasil afora. Geralmente o desenhista atua não exatamente como ilustrador, mas como designer gráfico, ou variantes como arte-finalista, o cara da arte, mas é tudo basicamente a mesma coisa. O artista é responsável pela criação de layouts para anúncios em revistas, folders, banners, e caso a agência produza material para a TV, artes para video e as vezes alguma animação. Trabalhar em uma agência de publicidade lhe ensina muitas coisas, como trabalhar com o que tem em mãos, com prazos apertados, pouca verba e principalmente que o material que você está fazendo não é "seu filho", mas um produto para um cliente, e que quase sempre será modificado, por vezes pouco, em outras completamente.

Esta área pode ser vista como um grande laboratório para o desenhista, pois ele vai ter que estudar muito de composição e design, coisas que influenciam muito no seu trabalho como ilustrador. Geralmente o cartoon é o estilo mais utilizado no mercado, mas o ideal é que o desenhista tenha um traço bem variado para atender as várias demandas de trabalho.

As principais ferramentas de trabalho utilizadas são:
 - Programas vetoriais como Corel Draw, que é o mais usado na maioria das agências de pequenos e médio porte, e o Illustrator, que é o preferido entre os artistas;
 - Photoshop para tratamento, retoque e criação de imagens;

  Recomendo a leitura de um livro chamado Design para quem não é Designer, da editora 2AB para entender a base da produção de anúncios e peças gráficas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 - Games: não é um mercado tão amplo quanto o de publicidade, mas que vem crescendo rapidamente nos últimos anos e tem grande necessidade de mão-de-obra especializada. Estão surgindo novas empresas do ramo a toda hora e muitas vezes alguns amigos decidem formar uma equipe para produzir seus próprios jogos.

Criar games tornou-se algo mais acessível hoje em dia graças ao programa Flash, da Adobe, que permite criar tanto arte quanto a programação dos games 2D dentro dele. O desenhista cria suas ilustrações e animações dentro do programa ou em algum outro como photoshop, para posteriormente ser importado para o Flash, e enfim passar à programação.

Caso a equipe trabalhe com 3D, a maneira mais prática de começar a trabalhar é com a engine Unity 3D, que permite a você produzir seus games em 3D para web, PC/MAC, mobiles, tablets e consoles. Neste caso o artista deve dominar as ferramentas de modelagem e animação como 3D Studio Max, Maya, XSI Soft Image, Blender, Cinema 4D, entre outros. Saber trabalhar com o ZBrush, que diferente dos outros é um programa de escultura digital, é de grande valia no trabalho de produção de games 3D para certas etapas da produção. Aliás, para quem quiser começar a fazer suas experiências com games em 3D, o combo é Unity 3D, Blender e Sculptris. Os 3 programas são programas free, sendo a Unity, como já dito, serve basicamente para programar o game para as diferentes plataformas, o Blender para modelagem e animação e o Sculptris, que tem a mesma finalidade do ZBrush. Você pode criar um game inteiro e lucrar com ele sem gastar um centavo usando estes 3 programas, enquanto os citados anteriores são programas pagos.

Para quem quiser se especializar em games, existem muitos cursos em escolas em vários lugares do Brasil, e também cursos universitários. No entanto todos são muito abrangentes, passando desde a programação até o game-design. Caso você queira se especializar em animação e modelagem para games, existem cursos muitos bons, geralmente nas capitais. Estes cursos focam em High Poly, que são os modelos com grande quantidade de polígonos. Este profissional fica apto para atuar em outras áreas, como publicidade, animação e cinema, mas deve adaptar seus conhecimentos para produzir modelos em Low Poly, ou seja, os com quantidade menor de polígonos que são os utilizados nos games.

  Para os desenhistas que querem trabalhar com games em 2D, foque seus estudos no Flash e Photoshop. Estudar o Painter pode ser interessante, e saber o básico de animação clássica é fundamental.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 - Ensino à distância: o ensino tem se modificado no mundo inteiro, e hoje nem sempre existe a necessidade de o aluno estar em uma sala de aula. No caso do ensino à distância, em muitas coisas ele é parecido com o mercado de games, inclusive utilizando técnicas parecidas e os mesmos programas, tanto 2D quanto 3D. Este tipo de material é muito utilizado por escolas e universidades, e também por empresas para especialização e reciclagem de seus funcionários. Tanto o mercado de ensino à distância quanto o de games estão sentindo falta profissionais especializados.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4 - Ilustração: geralmente quem atua unicamente como ilustrador trabalha como freelancer. O desenhista trabalha criando capas e ilustrações para revistas, livros, produtos, charges, tirinhas de jornal, e muitas coisas mais. Geralmente ele tem um estilo próprio marcante, o que se torna sua assinatura. Um exemplo disso é o ilustrador Tiago Hoisel,que faz as capas da revista Mundo Estranho. Os principais clientes deste tipo de profissional são editoras, agências de publicidade e jornais. A grande vantagem de trabalhar como freelancer (não só com ilustração como em qualquer área) é trabalhar no conforto de sua casa, dentro de seu estúdio pessoal, mas a maior desvantagem é ter que lidar com toda a parte burocrática como negociar prazos, além de ter sempre que buscar trabalhos e cuidar para manter os impostos em dia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5 - Concept Art: nesta área o profissional atua basicamente com ideias. É papel do concept artist pôr no papel as ideias dos seus clientes, apresentar diferentes opções e tudo mais que fará parte daquele universo. Por exemplo, a equipe de concept art do filme Avatar de James Cameron, foi responsável por criar o conceito do mundo inteiro, desde a fauna e flora do planeta, até o povo nativo, equipamentos utilizados pelos mercenários humanos e todas as estruturas e veículos high-tech.

Na equipe de concept, existe ainda a figura do Character Designer, que é responsável pela criação dos personagens e criaturas do projeto. Sua função é apresentar as diferentes personalidades descritas pelos clientes para cada ser ou grupo que estará presente no projeto. Então, tanto o personagem carismático como o Gato de Botas, quanto o agressivo Predator passaram antes pela criação de um Character Designer.

Concept artists atuam em vários mercados, como cinema, animação e games. Também atuam em produtoras de video e agências publicitárias, no entanto nestas o trabalho tende a ter uma produção mais rápida. Quanto mais próximo do resultado final for o concept, melhor. Portanto, o ideal é este profissional descobrir onde quer atuar, se com algo mais realista ou cartunesco e se aprofundar em ferramentas como Photoshop, Painter e ZBrush. Grande parte da produção é para o mercado exterior e o profissional constantemente atua como freelancer.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 - Histórias em Quadrinhos: o mercado conhecido de todo desenhista que quer se profissionalizar. Quase todo artista algum dia desenhou alguma página e pensou em trabalhar com personagens icônicos como Superman, Batman, Wolverine, Homem-Aranha, Conan, etc. Longe de ser um mercado inalcançável, trabalhar com quadrinhos para o mercado exterior é uma realidade nos dias de hoje para os desenhistas brasileiros. Prova disto são figuras como Rafael Albuquerque, Raphael Grampá, os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, e ainda Ed Benes, Ivan Reis, Adriana Melo, Rod Reis, Greg Tocchini, entre muitos outros.

Basicamente o caminho para um desenhista brasileiro atuar no mercado exterior, sendo a maior parte da demanda destinada ao mercado de comics americanos, é através de um agente, que é o profissional responsável por conseguir os trabalhos, negociar prazos e contratos, traduzir textos e mandar as desculpas pro cliente caso o material atrase, enquanto o desenhista, bom, desenha.

No entanto, desenhar as páginas não é a única maneira de entrar neste mercado. Além dos artistas que trabalham nas páginas a lápis, existem também os arte-finalistas, responsáveis por dar o tratamento com nanquim no desenho a lápis, e também os coloristas, que recebem as páginas em branco e preto ou em tons de cinza e dão o tratamento de cor.

Ter um agente não é algo obrigatório para conseguir trabalhos. Graças à internet o desenhista pode fazer contato diretamente com as editoras e toda a negociação sozinho, lucrando mais, mas também assumindo muito mais responsabilidades. Para isto é necessário ter um inglês fluente, então nada de apelar para o Google Translator para fazer negócios, isto é literalmente queimar seu filme (não só para esta, como para todas as outras áreas de trabalho). O agente basicamente é o escudo que te protege enquanto você faz o seu trabalho, mas também é aquele cara que vai te puxar as orelhas quando o trabalho estiver atrasando, afinal de contas graças a este atraso ele deve estar levando um belo esporro do cliente.

Algo muito interessante para aqueles que querem trabalhar com quadrinhos é participar das convenções como a Comic Con nos States, e das brazucas FIQ (Belo Horizonte/MG) e Gibi Con (Curitiba/PR). Nelas, os desenhistas podem mostrar seus trabalhos para editores, agentes e outros artistas, pegar dicas preciosas com essa galera para melhorar seu desenho e até conseguir seu primeiro trabalho profissional.

No caso do mercado nacional de quadrinhos, a coisa é um pouco mais complicada. Basicamente a produção é cartoon. Turma da Mônica é o quadrinho nacional que impera a décadas e muitos bons desenhistas conhecidos dos comics já trabalharam nos estúdios Maurício de Sousa. Fora isto, a produção é pequena e o retorno financeiro não é dos maiores............ quando há.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dicas: Se você está buscando uma vaga no mercado de trabalho e está andando com sua pasta preta embaixo do braço pra cima e pra baixo atrás de uma oportunidade, aqui vão algumas dicas:

 - Só ponha seus melhores trabalhos. Seu portfolio é a sua cara, e se a pessoa que o ver não tiver uma boa primeira impressão, a chance de você conseguir um trabalho diminui drasticamente;

 - Selecione apenas entre 25 e 35 imagens. Ok, você tem 347 desenhos lindos e maravilhosos, mas a pessoa que está pensando em te contratar não tem tempo ou saco para ver todas as imagens do Pikashu, Goku e Homem-Aranha da sua pasta. O tempo dele é precioso, então não o disperdice;

 - Escolha seis 10 melhores, ponha 5 deles no início e outros 5 no final. Algumas pessoas tem a tendência de começar a folhear livros, revistas e afins de trás para frente, portanto você deve estar preparado para causar uma boa primeira impressão de qualquer forma. E assim também você começa bem a sua apresentação, mantém o nível no meio e finaliza com chave de ouro;

 - Capriche na apresentação. Pasta preta A4 com pedaços rasgados não rolam. Acreditem, a minha era assim quando comecei e os resultados não eram muito agradáveis. O ideal é ter uma pasta com seus trabalhos em tamanho A3 e bem caprichada. Lembre-se: uma boa apresentação mostra um bom profissional e você ganha mais uns minutos do tempo do possível contratante.

 - Mantenha uma galeria virtual atualizada. Ter um site ou blog ajuda muito na divulgação do seu trabalho, e tenha o mesmo cuidado na apresentação virtual que teria em uma apresentação formal: melhores imagens e nada de quantidade enorme;

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bueno, gurizada. Espero ter dado uma pequena ajuda para quem está começando. Este artigo foi feito baseado em experiências que já passei ao longo dos anos e também na de colegas de trabalho. Nunca deixe de estudar, o mercado está sempre mudando e é preciso se atualizar. Se você não pratica todos os dias, com certeza vai perder uma oportunidade para alguém que pratica todos os dias. Escolha uma área que lhe interesse, seja a curto prazo ou longo e foque seus estudos nela.

Quanto à parte financeira, quem trabalha com ilustração pode ganhar tão bem quanto qualquer outro profissional de outra área, só depende dele. Não somente como desenhista, mas como uma pessoa que sabe aproveitar as oportunidades, afinal de contas se seguir uma carreira pelo "status" desse dinheiro sempre, não haveriam tantos advogados trocando de ramo. O começo é uma merda sempre, não importa a área ou profissão. Você vai ralar, vai trabalhar em dobro, vai receber pouco e vai ter que aguentar o cheirinho "agradável" dos braços levantados no ônibus apertado no fim do dia. Mas se você meter a cara a tapa e continuar sempre evoluindo seu trabalho, acredite: nunca vai faltar oportunidade e o dinheiro pode ser interessante.

Hasta luego, indiada!!

99 comentários:

Unknown disse...

mto bacana, cara. fico feliz de poder ter lido e conseguir um norte pois estava meio perdido. uma duvida, vc pretende escrever algo sobre o mercado de imagens em 3d? abraços

hqcharlie.blogspot.com disse...

Com o tempo sim. Já está na pauta, mas ainda vão ter outras coisas na frente.

Mary disse...

Bom adorei blog, mais ainda to meio em duvida pq, eu acho que não tenho muita criatividade, eu nunca crio o desenho na minha cabeça, na maioria das vezes eu faço cartazes pra amigos com imagens que eles me pedem, e as vezes modifico os desenhos colocando detalhes ou tirado, desenhar e a unica coisa que eu sei fazer, então decidi procura a saber mais sobre isso, mais fico com muita duvida se sou boa o bastante pra isso tbm rsrs...

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Mary.
Que bom que gostastes do blog, fico contente. Sobre tu achar que não tem criatividade, bom, primeiro de tudo: criatividade se exercita.

Tu estás fazendo o certo: copiar e criar em cima é um exercício de criatividade. Nós criamos coisas em cima do que já conhecemos, afinal ninguém desenha a torre Eiffel sem antes tê-la visto, ou a estátua da Liberdade, ou mesmo o nosso Cristo Redentor.

Desenhista aprende a desenhar olhando: olhando o trabalho dos outros, olhando as coisas ao seu redor, olhando as manias das pessoas, e sobretudo, desenhando. E sim, é raro sair o que queremos de primeira, mas não podemos nos preocupar muito com isto, afinal aprendemos por tentativa e erro.

Com relação a não se achar muito boa, bueno, eu mesmo não me achava quando estava começando, e mesmo hoje em dia as vezes eu olho o meu trabalho e penso (com o perdão do comentário): eu sou um merda, mesmo!!

Mas é momentâneo, afinal desenhar é divertido demais e eu sempre volto a desenhar, e meu trabalho está sempre melhorando. E dependendo do quanto tu te esforça e no que tu decide trabalhar, pode ser bem lucrativo. Isto, é claro, se estiveres disposta a te aventurar e ir para onde há demanda para a área ou fizer um bom portfolio virtual e rede de contatos.

Enfim, me empolguei escrevendo e tenho de voltar ao trabalho. Se tiveres alguma dúvida, pergunte. Responderei tão logo eu veja (e as vezes demora).

Tenha uma ótima semana!!

LEONARDO SOUZA disse...

Olá, meu nome é leonardo e visitei seu blog procurando por dicas de como me tornar um desenhista de hq, achei suas dicas ótimas, percebi que estou cometendo muitos erros e pretendo corrigir todos.
tenho um blog de uma hq que estou fazendo e gostaria que visitasse e deixasse lá sua opinião.
valeu mesmo pelas dicas.

LEONARDO SOUZA disse...

Olá, que vacilo esqueci de deixar o endereço mas estou corrigindo esse erro olha o endereço aí.
http://loboguerreirohq.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Muito legal as dicas. Aproveitando gostaria de saber o que acha do Sketchbook para desenhar, é um bom software ?

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Leonardo Souza e "soldado" anônimo. :)
Galera, antes de qualquer coisa, desculpem a ausência, estarei retomando as atividades do blog em breve. Leonardo, vou comentando em seu blog tão logo seja possível. Ao amigo anônimo, não tive a oportunidade de mexer ainda no sketchbook pro, no entanto só o fato de ser da Autodesk já indica que é um produto de qualidade.

Caso esteja algum programa para ilustração digital diferente do photoshop, recomendo dar uma conferida no Painter. Veja videos no youtube primeiro, garanto que tu não vai te arrepender!!

Abs!!

Anônimo disse...

qria q vc fizesse uma avaliaçao d alguns deenhos meus no face http://www.facebook.com/media/set/?set=a.186586621485391.57453.100004021640019&type=3

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, "anônimo"! Até tentei fazer a avaliação, mas o link não funcionou, e como tu não deixou nenhuma forma de contato, fico no aguardo de um novo contato para que eu possa ver o que tu me pediu. Abs!!

Unknown disse...

Oi, gostei mt do seu blog.
Eu amo muito desenhar, apesar de não ser muito boa nisso, gostaria de seguir uma profissão onde eu possa fazer o que gosto, mas tenho medo de não conseguir chegar onde quero... Mas vou começar a seguir suas dicas, talvez praticando todos os dias eu melhore meus desenhos, mas modéstia a parte acho q não sou tão ruim quanto penso pois recebo alguns elogios pelos meus desenhos rs. Mas também acho q com 14 anos eu não poderia ser uma artista de 1ª né?!
Abraço

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Leydilaine. Uma coisa que eu aprendi com o tempo: paciência é o que um desenhista mais deve exercitar. Tu tem 14 anos, eu comecei a estudar desenho quando tinha 16, e hoje tenho 30. :)

Com 14 anos tu não tem a necessidade de definir um rumo pra tua vida, é um momento de descoberta. Faça as coisas por prazer, se quiser desenhar, desenhe por gostar, e não pensando na sua carreira e no quanto ela paga, isto é relativo. Todas as áreas tem seu lado bom e seu lado ruim.

No momento, vá desenhando, treine, desenhe o que te der vontade, desde aquele desenhozinho fofo na última folha do caderno até o tiozinho da padaria que está lendo jornal. Divirta-se, não se preocupe se o seu desenho é bom ou ruim, se não saiu como queria, ainda hoje a maioria das coisas não sai como eu penso inicialmente, elas vão se moldando aos poucos e podem mudar completamente no meio.

Os primeiros desenhos geralmente são estranhos e não gostamos. Só depois de muito rabiscar em muitas folhas de papel que começamos a gostar um pouco mais do que estamos fazendo. Tenha em mente estas duas coisas: geralmente não acertamos de primeira e pra ficar bonito leva tempo.

Divirta-se!!

Unknown disse...

Muito obrigado pelas dicas. Parei para pensar e acho q você tem razão, esta muito cedo para ir decidindo que carreira devo seguir!
Obrigado pela atenção.

disse...

E. Mas essa área é muito dificil.
Meu filho desenha desde os 5 anos de idade, aos 12 anos já tinha traços definidos. Há mais de 6 anos estamos enviando os trabalhos dele para os caminhos que nos indicam e nada.
Acho que tem que ter QI

Jô Barros

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Jô. Sim, esta é uma área difícil, mas não mais do que muitas outras. o QI ajuda em muitos casos, mas certas coisas ajudam bastante. Mande os trabalhos dele para o meu e-mail para que eu dê uma olhada.

Mas na real geralmente no início não existe o QI. Vou dar como exemplo o meu caso: eu morava no interior do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai em uma cidade chamada Bagé. Lá, não há espaço para desenhistas, no entanto este foi o rumo que eu decidi tomar. Eu havia saido da casa dos meus pais decidido a viver do meu trabalho e comecei a procurar lugares onde eu poderia me encaixar.

Cheguei então às portas de uma agência de publicidade de lá chamada Estúdio Propaganda. A secretária da época disse que não havia ninguém para me atender, mas eu bati o pé e fiz com que chamassem alguém para dar uma olhada nos meus trabalhos. Chegou lá então um dos sócios da agência, e veio com um papo: ahh, quem vê esta área não está aqui, está viajando, nós estamos muito corridos aqui (e eu fui jogando minha pasta nas mãos dele), e nós não vamos ter tempo pra olhar o teu trabalho direit...... ele abriu a pasta e viu o primeiro desenho, e o segundo, e o terceiro, e eu me virei pra segurar a risada. Pra quem não teria tempo pra ver meus trabalhos, ele viu a pasta inteira. Resumindo, me chamaram pra uma entrevista no fim da tarde e comecei a trabalhar na semana seguinte, e lá fiquei por 3 anos, sempre estudando e tentando ver o que eu gostava e onde poderia me encaixar.

Infelizmente hoje, desenhar no papel apenas não é o suficiente, o artista tem que saber trabalhar no digital. Aí também varia do que ele quer, trabalhar com animação, ilustração, concepts, publicidade.

Vou aproveitar que o post está gerando um assunto interessante e fazer um novo baseado nas minhas experiências, mas de momento, se tiverem perguntas, façam qu eu respondo. Um grande abraço.

sartorelliart disse...

Gostei do post sobre como ser um desenhista de HQs, mas o qnto preciso saber desenhar pra fazer parte deste mundo onde o limite eh a imaginacao???!!!Obrigado

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Leonardo. Desculpe pela demora em responder, tem sido um período bastante corrido por aqui. O quanto tu precisa saber desenhar é uma pergunta complicada. Antes de mais nada, tem que analisar o mercado que você quer entrar: quadrinhos de super-heróis, animação 2D, cartoon, etc.

Como tu falou, o limite é a imaginação, e dependendo da área em que tu quer atuar, a qualidade do desenho pode ter um peso maior ou menor, pois o que vale é a história a ser contada, a mensagem. Analise o seguinte: uma página de quadrinhos do Alex Ross leva em média uns 4 dias pra ser concluída, uma tirinha do Calvin e Haroldo levava 1 dia entre elaboração da história e execução da arte. Ambos passam/passavam sua mensagem com estilos de desenho bem diferentes, no entanto com igual maestria.

O ideal para avaliar o seu trabalho para buscar uma vaga no mercado é: escolha o mercado que você quer entrar, escolha alguns artistas que você acha muito bons como referência neste meio e também os que são os mais comuns, pois estes são a base do mercado e compare seu trabalho ao de todos eles e tente se nivelar. Quando chegar ao nível dos que estão na base do mercado, tente chegar no nível dos que estão no topo.

Ah, sempre faça uma auto-crítica e peça opinião dos outros, não dos seus amigos e parentes, mas de profissionais, e ouça suas observações, você só tem a ganhar.

Se precisar, me envie um e-mail com amostras do seu trabalho para eu saber melhor que tipo de trabalho tu faz para eu ver se consigo dar conselhos melhores. Um grande abraço.

arteiros.sa@gmail.com

Thayany disse...

Oie, você poderia avaliar meus desenhos também e quem sabe me dar algumas dicas? Se puder ver, qual seria, pra você, a melhor maneira pra vê-los, facebook , email...?

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Thayany. O ideal é que você tenha seus trabalhos em algum lugar da web para ficar mais fácil de avaliar. Pode ser em algum blog, no facebook, tumblr, não importa onde, desde que tenha suas imagens.

Envie o endereço da sua galeria para meu e-mail: arteiros.sa@gmail.com

Estarei no aguardo.

André Bernardino disse...

Muito bom o blog!

Por acaso vc tem boas agências, ou bons agentes, que trabalham com histórias em quadrinhos para indicar?

Abraço!

hqcharlie.blogspot.com disse...

Confesso que ando bem por fora do assunto quando se trata de agentes de histórias em quadrinhos, meu caro André Bernardino.

Uma que eu conheço e que tem um trabalho bacana é o Rascunho Estúdio, que agencia muitos artistas de todo o tipo para o mercado americano de quadrinhos. Outras que eu lembro que faziam este trabalho também eram a Impacto Quadrinhos, a Art&Comics (que não sei se ainda existe) e uma que não é daqui, mas tem escritórios no país que é a Glasshouse. Dê uma pesquisada para ver, não custa enviar seus trabalhos para avaliação e ter um feedback de quem está atuante no mercado.

Ilustrando disse...

Olá, tenho 17 anos e queria uma orientação.

Gostei do seu post, estava eu aqui procurando uma solução para começar nessa area e achei sua materia, eu ando muito insegura, eu amo o que faço, venho evoluindo técnicas de desenho mas não sei por onde começar, em que agência procurar, como começar a fim de desenvolver essa profissão. Muitos me falam que é difícil, ás vezes impossível, mas não quero desistir, eu estou decidida que não outra coisa.

Se você puder me ajudar ficarei muito grata, sei que você já é um profissional da área e eu também espero um dia me tornar uma.

Núbia

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Núbia. Viver do seu trabalho com arte não é assim tão complicado quanto as pessoas costumam pensar. Isto tudo depende de vários fatores, como o meio em que tu resolveu atuar (2D, 3D, publicidade, design), seus contatos, etc, etc. Se você quiser ser uma "desenhista pop-star", como um Joe Mad, Jim Lee ou o nosso querido Maurício de Souza, aí realmente é complicado (não impossível). Mas é como em qualquer outra área, nem todo guitarrista é um Slash ou Jimi Hendrix, mas isto não impede que ele seja bom e viva tranquilamente.

Se o que tu busca é viver do seu trabalho, existe um amplo mercado de atuação. Tudo depende, a meu ver, da área que tu quer seguir: ilustração, animação, games, se é 2D ou 3D..... enfim, recomendo que pesquise sobre estas áreas, e assim poderá ver as que mais te interessam, descobrir quem são os profissionais na área e quais os que tem o trabalho que mais te agrada pra servirem de referência, e começar a buscar os conhecimentos necessários para trabalhar. Vou fazer um novo post uma hora sobre isto, espero ter ajudado.

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, André Bernardino. Respondi o seu e-mail. Espero que tenha ajudado.

Ilustrando disse...

Mt obrigada, sério.
Eu realmente enxerguei agr uns pontos que não havia notado, eu gosto de desenhar, as pessoas me elogiam bastante mas eu realmente não sei em qual área é pra mim pq a maioria trata quase das mesmas funções, às vezes me confundo..

Vou estudar as àreas agora e ver onde meu perfil se encaixa

Núbia

Tabata Chagas disse...

É amiiga, talento pra desenhar voce tem, talento nao voce tem o dom. Algumas pessoas escolhem ser desenhista, no seu caso... o desenho te escolheu.
Espero que voce alcançe todos seus objetivos na area.

Sheila Veloso disse...

Olá,
Gostaria que desse uma olhada nos meus desenhos, vou lhe mandar por e-mail, mtas pessoas dizem que tenho talento e que estou perdendo tempo na profissão que estou, acontece que já estou com 27 anos, seria muito tarde pra pensar a iniciar na profissão, não corri atrás antes por problemas pessoais, pensei em fazer curso de ilustração.

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Sheila. Desenhos analisados, respondi por e-mail.

Thais Reis disse...

Bah muito bom teu blog, adorei... Me identifiquei com varias questoes que foram apresentadas, tambem quero ser desenhista de algo mas ainda nao sei do que, meu tipo de traço eh bem realista e faço meus desenhos a lápis 9b... pelo q vi to no rumo certo, pois costumo copiar desenhos olhando e colocar ou retirar detalhes, quase sempre transformo fotos ou imagens de games em desenhos, gosto de desenhar animais, paisagens e desenho tambem soldados em combate, num estilo segunda guerra... mas tenho muitas dúvidas pois nao sei o que fazer, pois nao acho jeito de relacionar tudo isso... Será q tu nao poderia me dar uma dica ou apenas expressar tua opiniao sobre minha situaçao?? obrigada desde jah... bjoo!

Unknown disse...

cara, muito bom mesmo eu estava precisando de uma ajuda nessa questão, e fiquei muito feliz quando vi que games também é usado desenho, pretendo trabalhar com games ou na área de desenho ou na área de Game designer ou roteiro se puder fazer um post sobre o que essas 3 áreas trabalham

hqcharlie.blogspot.com disse...

Gurizada, desde já desculpem pela demora em responder desta vez.
Então vou responder à Thais Reis e ao Welito na mesma mensagem.

Thais:
- Muito bom,o traço realista é a base de tudo, e usar referências é sempre importante, dá ao trabalho um ar realista, o que é muito importante. Afinal, se te pedirem pra desenhar a torre Eiffel, mesmo que tu vá estilizá-la, tu tens que saber como ela é, tem que ter visto ela, e o mesmo vale para tudo. E trabalhar com referências não significa copiar, é justamente acrescentar e tirar detalhes, ou simplesmente pegar uma base e mudar tudo. Digamos por exemplo que alguém nos peça algo como: preciso de uma mulher, que seja bastante feminina, mas que use trajes de combate e armas leves, como pistolas e facas, sem vulgaridade, mas contendo uma certa dose de sensualidade. Temos que buscar referências fotográficas de mulheres atléticas, afinal elas tem que ser fortes. Também temos que procurar por trajes de combate de forças armadas, como BOPE ou SWAT, e referências para pistolas, facas, e como ela carrega suas armas em seu traje. Analisar trabalhos de outros artistas que tenham um trabalho nesta linha sempre é bem vindo, isto é buscar referências. Você está indo bem sim, Thais.

Welito:
- Realmente tu estás indeciso, hein?!?! Tu aparentas ser uma pessoa criativa que está em dúvida sobre o que fazer, mas enfim, uma hora vou atender o teu pedido e vou fazer um post mais técnico falando sobre as diferenças entre as áreas nos games. Mas saiba, desenhar e trabalhar com game design não tem nada a ver um com o outro. O game designer é a pessoa responsável por criar a ideia do jogo, incluindo roteiro, desafios, inimigos, modos de jogo. É como se ele fosse o mestre do RPG, com a diferença de que ele está criando o jogo, as regras e te guiando na aventura. É disto que trata o game designer, enquanto que um desenhista cuida da arte, ou seja, dos personagens, das animações, interfaces, cenários, efeitos especiais. Existem muito mais coisas, mas enfim, farei sim um post falando sobre a produção de um game em algum momento. Fique no aguardo!!

Gracias pelos elogios e espero ter ajudado! Qualquer coisa é só perguntar e esperar, uma hora eu respondo!!

Rainer Petter disse...

Ótimo texto!

Se alguém se interessar em pintura digital ou colorização de HQ, eu dou esses cursos online.

www.rainerpetter.com

Thais Reis disse...

Bah! valeu por responder meu comentário, pois alem disso tu me deu uma idéia do que vai ser meu proximo desenho!!kkkkk!!!!

Unknown disse...

Olá,seu blog é muito maneiro,e me ajudou bastante sobre a duvida que eu tinha sobre como era cada profissão que envolvia o desenho,mas eu desenho desde pequeno e sempre gostei de criar personagens,historias,sagas e etc,desde então venho elaborando as historias pra que elas fiquem mais legais e realistas,mas eu tenho dúvida se hoje da pra viver com suas próprios trabalhos e de como começar nesta área de hqs,eu estou pensando em fazer um curso de quadrinhos.

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Leonardo. Que bom cara, fico contente que tenha gostado. Boa sorte com os estudos.

Baratinha disse...

Fala Charles, tudo bem?
Primeiro parabéns pelo blog e pelo seu portfólio, achei sensacional.
Se vc puder me ajudar, me tira uma dúvida?
Sempre fui fã de terror, e lembro de ler os quadrinhos da coleção Assombração quando era pequeno. Vc sabe se ainda existe esse mercado no Brasil?
Abraço

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Baratinha! Obrigado por suas palavras. Tchê, por meio de editoras eu não estou sabendo de muita coisa não, creio que não esteja rolando nada, mas ainda há uma galera produzindo quadrinhos de terror de maneira independente.

Perguntei ao meu amigo Igor Arantes (o Barba Magnética) do site Kokocast e ele me passou este link:
http://kokocast.com/a-maldicao-de-boa-fortuna/

Existe mais material sendo produzido, no site do Catarse tu podes acompanhar material que conseguiu verba para a produção e aqueles que estão buscando patrocínio para o lançamento:
http://catarse.me/pt/explore#quadrinhos

E bueno, acompanhe o site do pessoal, eles estão sempre trazendo novidades sobre quadrinhos, e constantemente sobre quadrinhos nacionais:
http://kokocast.com/

Espero que isto te ajude, meu guri. Grande abraço!

hqcharlie.blogspot.com disse...

Aliás, acabaram de me passar mais este link:
http://kokocast.com/entrevista-shogum-dos-mortos/

Baratinha disse...

Cara obrigado mesmo!
Ajudou bastante :D
Abração

G.O disse...

Eu desenho desde que tinha 10 anos ,na verdade eu só copio e as vezes mudo alguma coisa nos desenhos que me pedem pra fazer,eu nunca vi desenho como uma profissão até ficar em duvidas sobre oque eu vou fazer da vida,eu já estou com 20 anos e as outras coisas que eu quero fazer não me dão tanta segurança financeira,quero fazer um curso básico de desenho já que eu aprendi a desenhar sozinha,gostaria de saber se você me indica uma escola de artes pra eu começar eu vi algumas mas ainda estou com o pé atras,criatividade não me falta só preciso de um "norte".
Eu já tentei falar com outros desenhistas mais nenhum me respondeu,então por favor me responda!

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá G.O.
É, este é o caminho natural das coisas: começar copiando, até que fica tão natural que a pessoa começa a fazer suas criações, aí se copia coisas novas pra aprender coisas novas e assim vai surgindo o teu desenho, que é uma mistura de tudo o que tu gosta.

Sobre escolas, fica complicado indicar alguma sem saber onde tu moras :)
De cursos online indico a Melies, mas ela é mais voltada para o 3D. Mas atualmente com as facilidades da internet, tu podes conseguir material de qualidade totalmente de graça e aprender por conta. Eu estudo todos os dias assistindo a videos no youtube, vendo os passo-a-passo de muitos artistas em seus blogs e sites, vendo seus esboços e praticando. A maior parte do que sei, aprendi por conta e no trabalho com meus colegas, poucos foram os cursos que fiz, e a maior parte deles não foram eficazes.

Como muitas pessoas tem mandado suas dúvidas aqui no blog e também por e-mail, farei um post neste final de semana um post com dicas de sites, escolas e blogs que tenham conhecimento a passar. Qualquer dúvida, me envie um e-mail: arteiros.sa@gmail.com

Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

sem duvida este post foi o unico o qual gostei,pois pensei que para ser um desenhista,precisaria viajar para o exterior.bom.....meus desenhos estao nesta blog:gugaoficialclub.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Eu tambem gosto muito de desenhar super herois e inventar historias (escrever). Voce sabe alguma area em que eu poderia dar certo?

hqcharlie.blogspot.com disse...

Primeiramente perdão pela demora em responder, o tempo anda bem curto, ultimamente.

Gustavo, que bom que tu agora sabe que não há a necessidade de sair do país para viver de ilustração/animação/arte, e saiba que além de poder viver disto com clientes nacionais, graças à internet é possível ter clientes de fora do país tranquilamente.

Respondendo a pergunta da pessoa anônima sobre a área onde ela poderia dar certo: qualquer uma que tu escolher!! Depende apenas do quanto tu te dedica a alguma coisa que tu quer.

Desculpe se a resposta pareceu um tanto genérica, mas é a real. Caso queira saber algo mais específico, estarei aqui para responder.

Anônimo disse...

Gostei do post! Tenho 23 anos e comecei a desenhar a duas semanas, ou seja, copiar alguns desenhos. Mas me interesso mais em desenhos realistas.

Gostaria de saber sua opinião,é muito tarde para seguir esse ramo? eu gosto de desenhar, mas eu penso que comecei a desenhar muito tarde e nao vou conseguir.

Tá aqui um desenho: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=434701503310895&set=pb.100003131463826.-2207520000.1380303249.&type=3&theater


se poder responder nesse e-mail, agradeço> wto2010@hotmail.com

Obrigado!!

hqcharlie.blogspot.com disse...

Respondido por e-mail.

Unknown disse...

Olaa =)
Cara, preciso de uma dica kk Tipo, eu AMOOO desenhar, e já decidi que quero trabalhar com isso ... :D
Mas ñ sei qual area seria melhor pra eu começar, pq eu n pretendo ficar só em uma, mas tenho que começar de algum lugar G.G Qual seria melhor? x)
Ah, tbm ñ sei se devo fazer cursos, um amigo disse q eu deveria fazer o curso de Web designer pra ter uma base de "tudo", mas como ele n é nenhum "profissa" no assunto u.u resolvi procurar na net! Ai achei seu blog <3 ~ Gosti muito :DD
Espero que possa me responder xD
Beeeeijo :*

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá "Garota Boba"!! Como não sei seu nome, estou respondendo pelo nick que tu usou para postar!!

Bom, tu gosta de desenhar, então web-design não é bem a melhor opção. Nesta área o que tu vai fazer é trabalhar com layout de páginas e textos, organizar links, botões, é mais o funcionamento do site do que criação de arte, portanto não sei se é bem o recomendável para alguém que curte desenho começar, pois tu quase NÃO vai desenhar.

Dependendo de onde tu moras, pode haver mais opções de emprego para começar, mas a mais comum é começar em agências de publicidade. Tem agências pelo Brasil inteiro de maior e menor qualidade, e lá constantemente aparecem trabalhos de ilustração e animação, e por ser um meio tão diversificado, com trabalhos impressos e de video para alguém que está buscando aprender e ver coisas novas parece uma boa opção. Lá tu aprende a trabalhar com prazos malucos, baixo orçamento e tem que puxar lá do fundo da tua criatividade pra achar ideias bacanas. Eu trabalhei por 3 anos em uma e transformei a agência no meu laboratório antes de partir para a área dos games, e pude ilustrar e animar muitas vezes, o que foi a minha base para entrar no mercado.

Mas recomendo dar uma lida neste post também:
http://hqcharlie.blogspot.com.br/2013/08/busquem-o-conhecimento.html

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar novamente ou mandar um e-mail que responderei. Hasta luego, guria!!

Unknown disse...

HEY - ó eu de novo x)
Me chamo Karol ><
Vim agradecer a ti carinha *---* Ajudastes e muito! :3
Obrigada!!!
(E pode ir se acostumando comigo, vou acompanhar teu blog e fazer comentarios hehe) :p

Unknown disse...

Muito massa

Nil Lima disse...

Mano, que texto ótimo e animador. Bem, eu desenhava até os 12 anos de idade, mas acabei deixando de lado por conta das más amizades e porque minha família achava que isso não dava futuro. Hoje, exatamente 10 anos depois, decidi que iria lutar por esse sonho de ser ilustrador, comprei meus lápis, borracha, régua e papel, pra voltar a rabiscar.

Tava muito preocupado com a velha história do "é tarde demais", mais ao ler o que cê postou, me senti com a força de vontade recarregada e decidido a me esforçar o máximo pra fazer as coisas acontecerem. Ainda tô tirando a ferrugem das juntas, me batendo com desenhos de mãos e pés, relembrando conceitos e aprendendo outros.

Meu querido escritor desse blog, MUITO OBRIGADO! Quando melhorar meus traços, eu prometo te mandar alguns desenhos e dizer onde for, que nesse texto achei força pra não desistir. Vlw

hqcharlie.blogspot.com disse...

Meu caro Nil Lima, muito obrigado pelas palavras. Que bom que este texto ajudou na sua decisão e espero ver seus rabiscos em breve.

Para te ajudar, recomendo seguir estes canais no youtube (esteja com o inglês em dia):
- http://www.youtube.com/user/ProkoTV/videos
- http://www.youtube.com/user/FZDSCHOOL/videos

Qualquer coisa, é só deixar mensagem ou mandar um e-mail. Eu sabendo, respondo. Abração!!

viviane disse...

ois, rsrsrs poxa gostei muito deste blog, mais estou preocupada, eu amo desenhar, me considero muito criativa( não sei ao certo) mais moro em Sergipe, e as opções no mercado da arte e mínima por aki, n sei o que eu faço.. :( a única coisa que eu sei é que eu quero muito trabalhar com o que eu mais amo, que é desenhar, alguém pode me ajudar????

Rodrigo Magalhaes disse...

Ola mano eu desenho desde de pequeno fiz uns cursos de desenho pra mim aperfeicoa faco desenhos e quadrinhos e paisagens como faco pra conseguir trabalhar nessa area de desenho
em quadrinhos sempre me interessei por essa area gostei muito do seu blog quer
ido escritor sera que voce pode me ajudar. Vlw

hqcharlie.blogspot.com disse...

Oh, Rodrigão!! Confesso que me enrolei um pouco para ler o teu texto, podia ter posto algumas vírgulas ali no meio, uns pontos finais, umas interrogações. Não leve a mal o comentário, não é por trabalharmos com imagens que podemos nos descuidar das palavras, blz?! ;)

Enfim, como eu falei no texto, não há um caminho certo, depende muito de onde você mora, do seu estilo de desenho e do que tu gostaria de fazer. Para mim é difícil recomendar algo sem que eu veja o teu trabalho. Por exemplo, imagine que eu te digo para buscar algo na área da animação, mas tu não curte isto nem um pouco, o teu negócio é fazer retratos?! Entende, não há como eu saber o que te dizer sem ver os teus desenhos.

No mais, as dicas que eu poderia dar sobre como buscar um início no mercado de trabalho estão justamente neste post, qualquer coisa que eu disser será mera repetição, mas tu também podes ler outro que escrevi buscando dar dicas para quem quer começar no link que estou passando, espero que ajude:
http://hqcharlie.blogspot.com.br/2013/03/desenhar-e-um-dom-so-que-nao.html

Abração, Rodrigo!! Qualquer coisa é só perguntar!!

Anônimo disse...

Galera, sempre desenhei e sempre recebi incentivos pra me manter nessa área, mas com um mal conselho me desvirtuei e hoje estou formado em Contabilidade tentando reingressar no que eu realmente AMO.
Moro em Fortaleza e não sei se a localização geográfica pode me atrapalhar muito quanto a isso, pois não vejo tanto espaço no mercado aqui. Será que existe alguma possibilidade remota de fazer esse tipo de negócio virtualmente, não sei. Estou atrás do máximo de dicas de quem já passou pelas dificuldades.
Agradeço desde já!

Abraço!!

MARCELO GADELHA.

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Marlon. Fortaleza é o berço de vários excelentes artistas, com quem tive o prazer de trabalhar. Aqui mesmo no blog você pode ver entrevistas com 2 deles, Michelângelo e Paulo Ítalo. Há vários outros, como Alex Oliver, que é escultor, mas também um excelente desenhista e que inclusive tem uma escola por aí, Diego Maia, resumindo, uma galera!!

Sobre trabalhar online, é algo muito normal hoje em dia, mas a concorrência é grande e tu tens que trabalhar forte no teu portfolio. Na verdade recomendo conseguir algum emprego na área antes de tentar a vida como freelancer, assim tu faz um network e aprende a lidar com os prazos apertados, entender melhor o cliente, etc. Publicidade e propaganda é uma boa área para começar.

Enfim, espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, mande-me um e-mail, que respondo assim que der. Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Obrigado pela atenção meu amigo Charlie. Já estou amadurecendo a idéia e vou ingressar no curso de design gráfico em uma escola muito boa aqui em fortaleza, na intenção de ter alguma base e abrir mais o leque pra essa área. As dicas aqui são muito valiosas, parabéns de verdade pelo blog e pelo trabalho que vocês fazem. (Não encontrei o e-mail Charlie, por isso respondi aqui, mas foi mais um feedback).
Espero em breve estar em contato com toda a moçada da área.

Forte abraço.

Marcelo Gadelha.

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá Marcelo!! Cara, não sei porque diabos respondi a ti como se teu nome fosse Marlon, falha minha.......... é a idade que tá chegando!! ;)

Cara, o e-mail é arteiros.sa@gmail.com, o blog é meu, não tem mais ninguém por aqui não.

Com relação ao curso de design gráfico, cara, não é uma faculdade, certo? Pergunto porque design gráfico não tem tanto de desenhos e ilustração quanto se pode imaginar. Enfim, minha sugestão na real é sempre pesquisar na internet e fazer pequenos cursos rápidos para descobrir as coisas que tu gosta, já que tem tantas áreas atualmente onde um desenhista pode atuar. Enfim, releia este post se quiser, dê uma lida em um outro post que fiz que é similar, para evitar gastar dinheiro desnecessário em algo que pode não ser o que tu esperas, entende?!

Qualquer coisa, é só mandar um e-mail. Abração e boa sorte!!

hqcharlie.blogspot.com disse...

Viviane, 1.000 perdões!! Surgiram duas perguntas simultaneamente e acabei não vendo a sua e respondendo apenas à segunda.

Então, respondendo à sua pergunta: trabalhar em Sergipe com ilustração. Como falei no post, um desenhista muitas vezes, ainda mais no início de carreira tem que se adaptar às diferentes vagas que o mercado oferece em cada região. As regras de mercado variam de lugar para lugar, portanto é complicado dizer com precisão como proceder.

No entanto, procure sempre melhorar seu desenho, procurar por áreas próximas ao que tu gostarias de estar trabalhando, eu trabalhei por 3 anos com publicidade e propaganda e neste período fiz muitas ilustrações, e até animações.

Melhore seu trabalho, tenhas seus lugares favoritos na web para ver o trabalho de outros artistas, e faça contatos, pessoalmente e virtualmente. Se a sua cidade não tem vagas na área, mas você é boa no que faz, procure analisar o mercado em regiões próximas, ou em outras mais distantes. A possibilidade de se trabalhar à distância é muito grande para ilustradores, no momento estou trabalhando de casa com uma equipe de produção da Inglaterra, portanto o mundo está ao alcance da sua internet.

Então, para começar, mostre-se ao mundo. Crie um blog, crie um perfil em algum site que tenham outros artistas, comece a ver o trabalho dos outros e mostre o seu para outros desenhistas. Ficar mostrando para os amigos do facebook não adianta muito, eles sempre vão ficar babando e não terão uma opinião técnica para mostrar os pontos onde você pode melhorar.

Melhore um pouco todos os dias, mostre-se ao mundo e colha o feedback de outros desenhistas, opiniões verdadeiras, não apenas coisas boas, mas as coisas que você precisa ouvir. Faça isso, e garanto que um dia você pode estar trabalhando com o que você gosta.

Anônimo disse...

Olá! Pretendo entrar no ramo de Games,porém vi cursos de Game design,nele se estuda muita coisa na qual não tenho certeza de que irei usar ou trabalhar com o mesmo.
Queria uma ajuda quero somente trabalhar "desenhando os personagens,cenários,objetos etc." de um jogo,não pretendo partir para a parte 3D dele.
Não possuo formação ainda,por onde devo começar?curso de desenho,curso de ilustração,ou seria uma boa ideia seguir esse curso de game designe mesmo?! vlw! =]

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá a você que não tem nome! Tranquilo?
Meu caro, este é um termo que acaba confundindo muito a cabeça das pessoas. Game-designer não é o cara da arte, e sim o cara que cria a ideia do game, seus objetivos, regras, história (caso tenha) e que faz o balanceamento do game, ou seja, ele não é o cara da arte. Portanto ele não desenha personagens, cenários nem nada do gênero, sua função é imaginar e descrever o game e seu conteúdo da maneira mais precisa possível para que a equipe de arte e programação o façam.

Se você quer entrar de cabeça com criação de personagens e cenários 3D, você vai estudar arte 3D: modelagem, escultura digital, animação, iluminação, e por aí vai. E dentro disto você vai ter ainda muitas outras opções de estudo voltadas para o cinema, para a animação e para os games.

Comece estudando o básico de 3D, há muito material no youtube para pegar uma base, e alguns bons cursos online. Os programas mais utilizados a anos para modelagem e animação são o 3D Studio Max (ou só 3D Max) e o Maya,e para escultura digital, quem manda ainda é o ZBrush.

Enfim, espero que disto tu consigas ter uma base te orientar. Qualquer dúvida mande uma nova mensagem ou um e-mail, as vezes demoro, mas sempre procuro responder. Abração!

Portal Belinda disse...

Olá, gostei muito do seu blog, fui vendo as publicações que acabei madrugando ate kk...
Bem eu queria pedir uma dica para voce, é que desde criança eu sonho em ser uma mangaká, amo demais desenhos japoneses e gostaria de publicar meu próprio mangá, desenho desde meus 4 anos, e começei a me dedicar ao mangá com 11 anos de idade, tenho histórias criadas por mim (de diversos generos de mangá como shoujo, shounen e mistério) e criei personagens com caracteristicas próprias, mas não faço ideia de onde começar a minha carreira, e a onde recorrer já que é dificil de ver um mangá brasileiro sendo publicado. Por favor me de uma luz, obg.

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Silvana. Legal este nome, me lembra a personagem Sylvanas Windrunner, do World of Warcraft.

Enfim, respondendo à sua pergunta, creio que a melhor maneira de apresentar seus personagens e suas histórias ao mundo seja na web. Criar um blog ou um tumblr onde você poste suas tirinhas com periodicidade é atualmente o caminho mais prático para conquistar leitores, e posteriormente conseguir publicar seus quadrinhos. Você pode não ver tantas publicações porque as grandes editoras costumam publicar só material de fora, e não apostar em produto autoral, mas não quer dizer que não façam.

Quadrinhos como Valente (Vittor Caffaggi), Um Sábado Qualquer (Pedro Ruas), Bear de Bianca Pinheiro são alguns exemplos do que falo. O Valente inclusive eu comecei a acompanhar seus quadrinhos no tempo em que ele desenhava o Puny Parker em seu blog, e posteriormente começou a fazer o Valente. Hoje em dia ele publica suas tirinhas em pequenos encadernados que você encontra por volta de R$16,00 nas livrarias.

Outro caminho é lançar de maneira independente, arcando com todas as despesas. No caso você iria desenvolver toda a sua HQ, capa, formato, material e tipo de impressão, enfim, fazer tudo e imprimir por conta e sair vendendo. Era assim que a galera fazia para distribuir seus quadrinhos autorais antes da internet.

Enfim, então o que acredito que funcione hoje em dia: poste suas tirinhas com periodicidade frequente e não se atrase, conquiste público, experimente fazer material inédito impresso por conta e venda online. Participar de convenções de quadrinhos, como o FIQ (Belo Horizonte, em 2015 vai ter), a Gibicon (Curitiba) e outros similares mostrando seu trabalho e vendendo material ajuda bastante.

Recomendo que pesquise o trabalho de uma artista chamada Samanta Floor. Ela é uma gaúcha muito gente boa e produz seus quadrinhos completamente por conta. Acredite, eles são muito legais, tenho 2 dela aqui em casa (autografados, yeee) e acompanho seu trabalho via web. Bueno, já escrevi demais, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, me envie um e-mail: arteiros.sa@gmail.com

Unknown disse...

Olá, por favor me ajude, sou formada em ti e quero saber se estou velha para entrar na área de ilustração. Sempre gostei de desenhar. Curto muito desde criança, mas acabei fazendo ti mesmo porque achei que dava dinheiro. Mas não estou feliz nessa área. Preciso que me fale se ainda da tempo de entrar nesse área ou não. Obrigada. Meu email é: carolinegaliati@gmail.com

hqcharlie.blogspot.com disse...

Respondido por e-mail, Caroline!

Dash the fox disse...

Olá, excelente matéria, muito interessante!
Então, eu estudo Artes Visuais (licenciatura) e sempre gostei de desenhar, desde pequeno, mas apenas como passatempo, hobby. Porém, tenho vontade de fazer alguns trabalhos no tempo livre, trabalhos como character designer de personagens de games 2D (eu já faço páginas de comics, mas são minhas, como passatempo pessoal).
Não sou de nível profissional, não fiz curso, mas tenho vontade de ajudar em algum projeto independente com meus desenhos. Aliás, tem outra coisa: sou tradicionalista, por opção, gosto de fazer apenas arte tradicional, não uso digital, Photoshop, etc. Isso atrapalha de fato?

Obrigado e continue com o ótimo trabalho!

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Dash!

Respondendo o que me pareceu ser sua principal dúvida: não trabalhar com ferramentas digitais, como photoshop, atrapalha?

Lógico que atrapalha! Entenda, não usar ferramentas digitais para produzir uma arte comercial é como um fazendeiro usar um arado movido a tração animal para plantar nos dias de hoje, quando há o trator, colheitadeira, e mais uma série de recursos que agilizam todo o processo.

Não estou tirando o valor da arte tradicional, ela é muito bem vista e muito utilizada, mas para trabalhos específicos e o artista tem que ser muito bom para isso. Não saber usar uma wacom, ou não ter ideia de como funciona o photoshop te fecha as portas para uma série de possíveis trabalhos, principalmente como character designer.

Entenda, trabalhando com character design ou com concept art, você não está fazendo "arte" propriamente. Você está gerando opções para dar uma cara a ideia que na maioria das vezes vem de outra pessoa. Alguém ou alguma empresa vai te dar uma descrição básica do que eles querem, e em cima disso você irá gerar uma série de imagens para chegar o mais próximo da ideia que está na cabeça deles.

Estas imagens provavelmente não irão para o game/animação/filme, elas serão guias para que uma outra pessoa passe a sua ideia para o projeto, alinhadas ao resto da arte.

Portanto, a pessoa que é character designer gera ideias e mostra como elas devem funcionar, e as ferramentas digitais agilizam muito o seu trabalho. Por exemplo, digamos que você criou uma personagem, fez um desenho ultra-caprichado, mas o seu cliente não gostou da cor da roupa, ou não gostou da pulseira, de um colar, ou queria testar o desenho com outra roupa, outro cabelo. Você vai levar um tempão para fazer tudo do zero nos meios tradicionais. Mas olha só que prático no digital: você pode gerar várias versões simultaneamente, apresentando uma gama muito maior de opções para o cliente e muito mais rápido.

Entre estes 2, qual o cliente vai preferir? O artístico que não vai nem estar no jogo e que vai demorar muito para gerar cada nova versão ou o digital, que pode gerar várias opções rapidamente?

Bueno, espero ter respondido a sua pergunta! Abração e boa sorte!!

Carlos Silva disse...

Olá, me chamo Carlos Silva, encontrei o seu blog por acaso pesquisando sobre ilustração, e achei sensacional este post, as dicas e os conselhos que você deu. Tenho mais de 40 e quero ser cartunista, já fiz alguns cursos, estudei vários desses livros "how to draw cartoons", mas eles parecem sempre mais voltados para animação, me sinto um pouco preso na hora de criar, eu busco um traço mais solto, tipo Calvin e Haroldo. A pergunta é, vc acha válido e dá para aprender copiando páginas de quadrinhos nesse estilo de cartum? E dá para ser um profissional com essa pegada cartunesca no meio editorial? Vou aguardar sua resposta, agradeço desde já! Obrigado.

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Carlos Silva! Obrigado, fico contente que tenha gostado do post.

Sobre sua pergunta, é claro que há espaço para este tipo de trabalho, prova disto é que hoje há vários cartunistas atuantes no mercado vivendo muito bem do seu trabalho.

Temos muitos bons cartunistas atuantes no mercado atualmente, que não seguem uma linha clássica de desenho, e sim algo bem solto onde o que conta é a ideia. Como exemplos, temos o trabalho do Carlos Ruas, da Samantha Floor, do Paulo Kielwagen, Victor Cafaggi, Bianca Pinheiro, entre tantos outros que começaram expondo suas tirinhas na web de maneira descompromissada, apenas querendo contar uma historinha, e hoje tem material impresso e até mesmo animações, e isso sem contar os grandes cartunistas dos jornais, com suas tirinhas e charges, como Iotti, Laerte, irmãos Caruso, e por aí vai!

Te convido a conhecer o trabalho destes artistas em uma rápida pesquisa na web e a exercitar o seu desenho, a soltar as amarras da sua criatividade para contar suas historinhas e aventuras em seus quadrinhos da maneira que achar melhor.

Um bom exercício é analisar os artistas que você gosta, e copiar os elementos que você acha mais interessante de cada um: suas expressões, seu traço, sua narrativa. Copie de vários, e aos poucos o seu traço vai ficando melhor e o seu estilo próprio vai surgir.

Nunca é tarde para nos presentear com novas tirinhas, confesso que ando sentindo falta de algo novo para ler.

Espero ter ajudado e boa sorte!

Unknown disse...

a minha duvida é,será que meus desenhos são bom o bastante para trabalhar com isso,como tirar essa duvida se moro em uma cidade de interior e não tenho acesso as empresas do ramo

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Danielly!

Nós temos esta tendência a achar que o nosso trabalho nunca é bom o suficiente, mas para saber isso, só buscando a avaliação de outros profissionais e buscar seguir seus conselhos para encontrar uma colocação no mercado.

Sempre há empresas que necessitem do trabalho de desenhistas, basta pesquisar. Praticamente toda cidade tem agências de publicidade ou de web-design, e um desenhista é peça fundamental nestas áreas. Eu também venho de uma cidade do interior, chamada Bagé, fica no RS e 350Km de Porto Alegre. Não haviam empresas de games, editoras de quadrinhos ou coisas do gênero por lá, mas haviam agências de publicidade. Nem todo trabalho na área terá desenho, mas você praticará no dia-a-dia muitas outras coisas necessárias ao nosso trabalho, como composição, cor, tratamento de imagens, etc!

Mande seus trabalhos para que eu dê uma olhada, sem ver algo fica complicado indicar um caminho ou dar sugestões. Fico no aguardo, meu e-mail é arteiros.sa@gmail.com

Luciana Martins Gentini disse...

Olá! Gostei muito do blog, pois tem dicas valiosas. Bem, gostaria de uma orientação. Sou jornalista, mas não atuei. Tornei-me mãe e resolvi não trabalhar fora. Entretanto, com a experiência de ser mãe surgiu a ideia de criar uma história voltada para ensinar os meninos referente as situações do cotidiano. Então, procurei um ilustrador e o mesmo não me deu mais retorno. Então, senti vontade de fazer a ilustração do meu livro, mas não sou uma desenhista que sei criar personagens. Tenho facilidade de copiar, de ampliar e de fazer pequenas modificações. Por isso, senti o desenho de realmente aprimorar a arte do desenho com técnicas que desconheço.
1. Há algum curso que você poderia me indicar?
2. É difícil conseguir trabalho na área de ilustração de livros infantis?
3. Por vezes fiquei com vontade de fazer alguma especialização e agora estou empolgada em fazer alguma coisa nesse campo. Será que é um mercado aberto para novos talentos? Digo isso, porque quando me formei em jornalismo notei que o mercado era bem restrito. Mais quem indica do que outra coisa.
Já fiz quadros, desenho no quarto dos meus filhos de algum personagem infantil que eles gostam....As dúvidas são muitas. Mas, por hoje é isso.
Aguardo a sua resposta.

Luciana

Luciana Martins Gentini disse...

corrigindo: senti o desejo de realmente aprimorar a arte do desenho com técnicas que desconheço.

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Lu Gentini! Desculpe a demora em responder, fiquei alguns dias sem entrar no blog e só agora vi sua mensagem. Vi a sua história agora, e confesso que realmente é complicado achar um bom desenhista. As vezes preciso de ajuda em algum trabalho, e simplesmente não encontro por N motivos.

Sobre cursos, isto depende bastante. Hoje em dia eu acredito que as melhores opções são os cursos online, pois para pessoas que moram longe de grandes centros educacionais da área ou que tenham pouco tempo, podem estudar de casa. Aqui no Brasil há alguns cursos, mas grande parte deles já mais avançados.

O que eu recomendo é pesquisar por artistas que tenham um trabalho na linha do que tu gostaria de aprender em seus blogs, no youtube, sites, estudar por ali, e depois de entender melhor o que você quer, investir em algum curso mais específico. Assim você poupa dinheiro e pode focar melhor no conteúdo, uma vez que já aprendeu melhor o uso das ferramentas.

Cursos que tenho muita vontade de fazer, que estão extremamente em conta são os da Schoolism. No site deles, você encontra cursos completos (em inglês) por 144 dólares, com aulas em vídeo com grandes artistas explicando o conteúdo. Após terminar, se quiser fazer mais algum outro, basta pagar mais 1 dólar e tem acesso ao novo curso completo.

Mas descobrir novos artistas para acompanhar? Bom, uma maneira é escolher uma animação que você goste, e pesquisar quem foram os concept artists daquele filme, e então correr atrás deles. Os artistas geralmente tem seus próprios sites, blogs ou canais na net, e muitas vezes eles mostram seus passo-a-passo, que é a melhor maneira para aprender, vendo o trabalho dos outros.

Enfim, espero ter ajudado. Um grande abraço e desculpe a demora!

Amanda Carla disse...

Boa tarde! Adorei o post e conheci agora seu blog e me identifiquei muito. Estou cursando tecnólogo em Design Gráfico e a área que mais me chama a atenção é a IIlustração. Desenho desde que me entendo por gente e nunca fiz um curso pra isso, mas tenho dúvidas se eu conseguiria entrar no mercado, também porque não tenho habilidades em programas e gostaria de saber qual programa seria pra um bom início para a prática.
Tenho uma página no facebook que posto alguns dos meus desenhos, criei ela mais por diversão mesmo, poderia dar uma olhada e me dizer sua opinião por favor? Obrigada!
https://www.facebook.com/AmandaCarlaArts

Unknown disse...

Boa noite! Gostaria de dizer que adorei o seu blog e ele me ajudou muito. Eu venho desenhando desde os 7 anos de idade (estou com 16 agora), e gostaria de saber um método efetivo para sair da cópia...passo muitas horas estudando a anatomia de certo personagem, o esboço, mas na hora da criação não consigo um resultado "bom". Seria questão de estudar mais técnicas ou parar de vez com a cópia? Obrigado ^^

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá Hercules! Copiar é bom, é um primeiro passo muito importante para todo desenhista, e acredite, é uma das coisas que mais nos ensinam, mas temos que aprender com estas cópias. A principal ideia da cópia é buscar entender o raciocínio do desenhista.

Agora, sobre conseguir um resultado bom, isso vem da prática, e acredite, com 16 anos eu comecei meus estudos autodidatas de desenho, pois até então eu só copiava ou criava coisas bem básicas. Primeiramente é preciso entender que as figuras devem possuir 3 dimensões: altura, largura e profundidade. Para isso, nada melhor que esboçar suas imagens através do uso e figuras geométricas, desenhando a frente, o lado, a parte de cima, a parte de baixo. Você pode fazer uma rápida pesquisa no google ou youtube e encontrar inúmeros tutoriais de desenhistas mostrando como criar desta maneira, como pensar a figura de maneira tridimensional no espaço. Você também pode passar em uma banca de jornal e comprar uma daquelas revistinhas do tipo Como Desenhar Figura Humana, Como Desenhar Rostos, etc, etc. Vale bastante a pena quando se está começando e o custo benefício é bem grande.

Enfim, desculpe pela demora em responder, mas precisando é só falar!

Lidiane Pinheiro disse...

Charles, bom dia


tudo bem ?

estou procurando um profissional para criar uma arde de animação, consigo um contato para falar com você?

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Lidiane! Me envie um e-mail: arteiros.sa@gmail.com

Unknown disse...

Olá eu sou uma menina de 17 anos, desenho há muito tempo, sempre tive esta aptidão pela arte heróis cartoons etc, tudo me agrada! Porém estou em uma faze decisiva e muuuuito confusa, desejo me tornar ilustradora, quero cursar faculdade de Design gráfico mas ainda estou indecisa, anciosa, e preocupada com meu desempenho, faz uns 3 meses que não tenho desenhado estou em um tipo de depressão do desenho suhsuhssu mas lendo artigos me animo bastante e o seu artigo me inspirou muito, porém quero uma resposta sua, eu na verdade gostaria de trocar mensagem contigo, para reestabelecer meu gosto pelo desenho apropósito estou só no começo da carreira mas é sempre maravilhoso ouvir pessoas e suas opiniões. Desculpe a longa mensagem e espero que possamos trocar idéias, Obrigada pela atenção :D

Unknown disse...

Boa tarde, meu nome é Ana de Camargo, gostaria de fazer uma pergunta.
Meu genro trabalha na polícia, mas seu sonho e viver de seus desenhos.
Ele já escreveu um livro, e ao meu ver desenha muito bem, e também faz moldes de super heróis com durepoxi ficam perfeitos.
Gostaria que desse sua opinião sobre os desenhos dele . Se o seu email ainda for esse me confirme, para que eu te envie alguns desenhos dele.
O meu email para sua confirmação é anadecamargooliveira@hotmail.com.
Desde já agradeço. .....

Unknown disse...

Lá estava eu, fuçando toda internet procurando saber mais sobre as áreas que o design abrange. E bom, desde criança sempre amei desenhar, mas nunca considerei a ideia de viver de desenhos. Não que eu achasse estúpido ou perca de tempo, pelo contrário, gostava muito, mas apenas via como um hobby. Ao encontrar seu site e este post com base em sua experiência, fiquei muuuito feliz e mais animada.

Atualmente tenho meus dezessete anos e não faz muito tempo que decidi trabalhar com desenhos. Sou uma completa viciada em animes e mangás, mas o que me motivou a trabalhar com isso foi ver estúdios de animações, filmes como "A Viagem de Chihiro" ou o "Steamboy. E é claro, a influência da minha irmã e sua paixão por Sailor Moon. No começo só admirava, mas aos poucos fui chegando a pensar em como seria incrível expor meus sentimentos e ideias, minha imaginação em forma de desenho, assim como ela fazia nos seus.

De fato, sempre tive a plena consciência de que trabalhar nesse ramo não é lá um mar de rosas, ainda mais no início. Nada é tão bom no começo, mas basta você se esforçar para que você alcance seu sonho.

Ao ler que eu poderia perder para alguém que pratica todos os dias (Eu pratico, mas nem sempre), me senti aflita e ao mesmo tempo envergonhada. Tenho admiração para quem consegue, mas se eu também quero, tenho de me esforçar.

Seu post me motivou bastante, então, se eu não quiser ser deixada para trás, é hora de pegar meu lápis e papel para começar a por em prática meus desenhos. Ainda irei trabalhar em alguma animação e fazer meu próprio mangá, ou quem sabe, fazer personagens para jogos, hahahaha, são tantas coisas que eu quero fazer com desenhos!!

Enfim, muito obrigada!

frank muller disse...

Cara,parabéns visitei seu blog e gostei muito das dicas.eu cresci ouvindo palavras de incentivo porque achavam bons os meus desenhos e por um tempo usei desse talento pra ganhar uma grana, pintando muros e fazendo propagandas em placas e faixas. Mas o que eu queria mesmo era fazer cartoon e charges ,quadrinhos e coisas do tipo. O foda é que tenho um pouco de aversão a tecnologia prefiro fazer tudo a mão,lápis e nanquim.mas já vi que terei de me esforçar pra melhorar meu portifólio usando técnicas e programas de computador. Oque me sugere a fazer pra iniciar ? Como faço pra desenhar usando o computador e se isso é possivel usando mause ou outro acessório ? Por favor me de uma luz. Obrigado ,meu nome é frank.

Unknown disse...

Olá,meu pai estudou só até a segunda série ,porém é um desenhista autodidata excelente! Desenha com precisão tudo que deseja, também tem uma história em quadrinhos concluída à mão. Resumido minha dúvida é , você acha que ele consegue uma carreira em alguma dessas áreas?

Unknown disse...

Olá,meu pai estudou só até a segunda série ,porém é um desenhista autodidata excelente! Desenha com precisão tudo que deseja, também tem uma história em quadrinhos concluída à mão. Resumido minha dúvida é , você acha que ele consegue uma carreira em alguma dessas áreas?

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá amigos! Primeiramente desculpem mesmo a demora em responder, mas acreditem, é por uma boa causa, ou melhor, duas! Nasceram minhas filhas a poucas semanas e neste momento minha atenção está totalmente voltada para elas. Pretendo voltar a postar em breve, provavelmente coisas mais curtas e dinâmicas, sempre voltada a ajudar as pessoas que estão começando na área.

E aproveitando, faço um pedido a vocês: quando pedirem uma opinião sobre carreira, análise de trabalho, portfolio ou afins, por favor, postem na web em algum lugar e me enviem o link. Não tem como eu avaliar ou dar uma opinião sobre algo que não vejo. Pode ser no facebook, instagram, tumblr, deviantart, tanto faz. Postem e me mandem o link da imagem que eu acompanho!!

Anônimo disse...

Tenho 12 anos e queria saber como posso começar minha carreira.Todos dizem q eu desenho muito bem,mas sempre fico insegura para quando em um dia eu for fazer uma faculdade na área de desenho,o que eu posso fazer?

Lorena disse...

Enviei e-mail pedindo indicação de um desenhista para fazer um trabalho para mim, aguardo contato

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, pequena pessoa anônima de 12 anos que eu não tenho a menor ideia de onde é! Tudo bem?

Primeiramente, com 12 anos seu foco deve ser em desenhar porque gosta de desenhar, não pensar em faculdade ou carreira profissional. Divirta-se, faça arte porque gosta, aprenda mais sobre você, seus gostos principalmente. Se você gosta de fazer coisas mais realistas ou mais caricatas e engraçadas, estilizadas, se gosta de quadrinhos, animação, que tipo de quadrinhos e animação. Conheça novos artistas através da internet, descubra como eles começaram, compre aquelas revistas de 10 reais nas bancas com o título mais ou menos "Como Desenhar...", elas tem muito a ensinar para alguém jovem.

Enfim, deixe para pensar em carreira daqui a alguns anos. Se você chegar em uma etapa da sua vida em que consegue desenhar por tanto tempo sem notar que o tempo passou e que realmente não se importaria de passar todos os dias assim, aí então eu recomendo procurar algo mais especializado.

Até lá, seja criança e vá brincar e desenhar muito! E me mande seus desenhos para que eu possa ir acompanhando, beleza?!

Boa sorte!!

Unknown disse...

Oi, Charles Moreira ! Tudo bom ??
Gostei mto do blog !
Meu nome é Rafael, sou de São Paulo, SP.
Bom... Eu ñ to achando um profissão pra mim... Desenho desde criança(ñ lembro q idade eu começei), hj eu desenho mais criatividade e bem detalhado, com gosto de desenho que os jovens gostam... Gosto deixar os meus desenhos vivos, coloridos...

Então gostaria de sugestão sua e queria saber se é possivel ganhar o salário + ou - R$10.000, 00 em um mês...
Se quiser me mandar meu g-mail,
-> r.ryot.uehara@gmail.com

Mto obg

Unknown disse...

E tenho 20 anos 👍

Unknown disse...

Meu instagran: ryo_uehara

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá! Parabéns pelas dicas! Olha, tenho uma filha de 9 anos que tem o dom de desenhar. Ela é apaixonada por Anime e mangá. Penso em colocá-la para fazer um curso para se profissionalizar, porém não sei por onde começar... Tens alguma dica? Detalhe, os desenhos dela parecem de um profissional. Obrigada pela atenção!

hqcharlie.blogspot.com disse...

Resposta ao Ryo e à Débora:
Desculpem pela demora da resposta, estamos em época de entrega por aqui e temos trabalhado como doidos para entregar tudo certo na data.

Primeiro ao Ryo: cara, em qualquer área tu pode ter um bom pagamento. Isso vai depender do que tu sabe fazer e da qualidade teu trabalho. 10 mil reais eu tenho certeza que é um pagamento bem alto em qualquer área na verdade, e são poucos os casos em que tu vai ganhar este valor, e provavelmente não vai ser só com o desenho, tu teria que estar coordenando um time ou exercendo várias funções importantes dentro de uma equipe, como modelagem 3D, animação, texturização, direção de arte, efeitos especiais, etc, etc. É possível, mas não é fácil!

Débora, com 9 anos o que eu recomendo é deixar ela se divertir com o desenho e estimular essa vontade , deixando sempre à disposição dela material de desenho, quadrinhos, livros, etc. Tenha em mente que matricular uma criança desta idade em um curso do gênero pode ser mais prejudicial do que estimulante, pois como geralmente há pessoas mais velhas e com mais experiência nestes cursos, corre o risco de ela se frustrar caso não alcance os mesmos resultados que seus colegas, e fazer a criança entender que não é ela que é ruim, e sim o outro que tem um pouco mais de prática, e que ela só precisa treinar mais para chegar no mesmo nível pode ser desastroso e fazer com que ela simplesmente abandone o desenho.

Resumindo: deixe ela se divertir com o desenho, alimente a paixão dela, compre revistas que ensinam a desenhar na banca e muitos quadrinhos, eu mesmo comecei assim, e deixe ela aprender por conta. Muito provavelmente ela vai pedir para encontrar um curso quando for a hora, e se quiser, pode ficar perguntando de vez em quando se ela gostaria de entrar em algum curso. Mas volto a dizer: nesta idade, deixe ela brincar!

Anônimo disse...

Olá Charles!
Meu nome é Alex(33) sou de Santos-SP.

Eu desenho desde quando me conheço, mas nunca perseverei para tentar trabalhar na área devidos a muitos fatores ao longo da vida, etc.
Hoje tenho um filho de 11 anos que herdou o dom de mim, assim como eu herdei do meu pai e desde então, tenho o incentivado na medido do possível. Embora eu mesmo já não dedique um tempo de qualidade na prática do desenho a MUITOS anos.

Recentemente, durante o expediente de trabalho, rabisquei um desenho criando uma charge/ caricatura de um colega. No entanto tive uma boa surpresa de todos os colegas dos setor que gostaram muito do desenho e nem sabiam que eu tinha o dom, etc.

O fato de poder vivenciar este momento citado, inexplicavelmente me fez acender um antigo sonho de infância trabalhar com desenho.

PERGUNTA:

Como FreeLancer, mesmo sem muito experiencia, seria possível conseguir algum trabalho e de certa forma quem saber obter algum retorno financeiro?

Sinceramente o fator financeiro seria o menos importante, pois trabalharia de graça só para vencer a frustração e obviamente ganhar experiência

Seus posts e os comentarios do colegas acima, também me incentivaram e me permitiram a voltar a sonhar. Por isso, seu comentário e opinião seria muito importante para mim.

Desde já agradeço

hqcharlie.blogspot.com disse...

Olá, Alex!

Respondi sua pergunta por e-mail.

Curioso kkk S2 disse...

Eae, Charles. Meu nome é Petrick, tenho 15 anos e desde pequeno adoro desenhar. Nunca fiz curso, aulas ou nenhuma coisa do tipo, meu pai me ensinou quando era criança, e até hohe procuro evoluir e buscar referências como vc falou. Meu maior sonho é poder criar meu próprio universo, não literalmente, é claro xD Mas sim, de criar meus próprios personagens, minhas próprias histórias, cenários, mundo e tal. Me inspiro no Mauricio de Souza, queria muito poder ter meu próprio estúdio, fazer HQ's, Desenhos Animados, expor minha criação ao mundo :O ooohh xD Sei q é ainda um pouco cedo, nem tanto, este ano de 2017 vou ir pro 3° ano do ensino médio com 16 e consequentemente no fim do ano vou fazer o Enem pra ir pra alguma faculdade/ Universidade, e por isso queria me antecipar, organizar, estruturar, ter uma base. Queria saber do q vou precisar?, vou conseguir me sustentar?, vai se muito difícil?, rala peito? :x e tal quanto tempo cai levar? Oq vc me aconselha, por onde começo. Caso pergunte, não irei trabalhar em desenhos 3D, 2D ou o escambau, quero fazer cartoons, desenhos simples :D pfv, me responde o quanto antes. Preciso de uma direção, um norte. E de preferência, manda no pv do Facebook?���� https://m.facebook.com/antonio.petrick.13 Obrigado ��